Data: segunda, 10 de dezembro de 2018.

Prefeitura monitora praias de Aracruz para controle de caramujo africano

11/01/2018

A equipe técnica do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) está monitorando praias de todo município observando possíveis infestações de caramujo gigante africano - uma espécie exótica invasora que não pertence à fauna silvestre nativa e que pode ser nociva à saúde pública.

O objetivo é garantir a qualidade ambiental das praias de Aracruz. Além dos possíveis impactos à fauna e flora e a transmissão de doenças, a concha do caramujo morto pode servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Em Barra do Sahy, por exemplo, a equipe do CCZ coletou aproximadamente 40 quilos da espécie.

"A melhor forma de combater tanto os moluscos quanto os mosquitos, é cuidando da limpeza de nossos quintais e terrenos, pois geralmente são nesses locais que eles se escondem" explica a secretária de saúde, Juliana Soneghet Baiocco Louzada.

Descarte correto
De acordo com o Centro de Controle de Zoonozes, uma das maneiras de fazer o descarte correto é quebrando a carcaças e enterrando. O mesmo destino deve ter seus ovos, impedindo, assim, a proliferação dessa espécie.

É importante proteger as mãos com luvas ou saco plástico, evitando qualquer contato com o molusco. Em caso de contato com o caramujo ou do contato de seu muco direto com a pele, basta lavar bem a área com água e sabão.

Fora de seu habitat natural, os caramujos vivem em ambientes sujos e úmidos, especialmente em terrenos com acumulo entulhos ou vegetação. Ao constatar a presença de grande quantidade de caramujos, o melhor a fazer é entrar em contato com o setor de zoonoses do município para que a retirada dos seja realizada de maneira adequada.

SERVIÇO:

Centro de Controle de Zoonozes (CCZ)
Atendimento: segunda à sexta-feira, das 8 as 17h

INFORMAÇÕES À IMPRENSA