Data: segunda, 17 de junho de 2019.
Horário de Brasília: 05:45

Prefeitura inaugura o CRAS do bairro Bela Vista

31/05/2019

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS), inaugurarou nesta sexta-feira (31) o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Bela Vista. O evento contou com a presença de secretários, vereadores e da população.  Essa será a nona unidade do município, que já possui sede nas localidades de: Barra do Riacho, Guaraná, Caieiras Velhas, Jacupemba, Santa Cruz, Vila do Riacho, Itaputera e Moroba.

O evento começou com uma contação de histórias com profissionais da rede municipal de educação. Logo depois, a secretária de desenvolvimento social e trabalho, Rosilene Matos, abriu o momento de fala seguida da líder comunitária do bairro Bela Vista, dos vereadores Lula, Carlito Candin, Marcelo Nena e Paulo Flávio, e por fim, do prefeito Jones Cavaglieri.

A secretária destacou a felicidade em entregar mais uma unidade do CRAS em Aracruz, e que o local vai ter uma abrangência nos seguintes bairros: Bela Vista, Fátima, Clemente, Primavera, Portelinha, Novo Irajá, Cohab 4, Santa Rosa. Ela ainda explicou que o CRAS tem como público prioritário em suas ações, beneficiários de programas da assistência social, como por exemplo, o Bolsa Família, além de famílias em situação de vulnerabilidade social devido a fragilização dos vínculos familiares ou com a comunidade.

“O principal serviço do CRAS é o de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que busca reunir as pessoas, nas suas respectivas faixas etárias, crianças, adolescentes ou idosos, para o desenvolvimento de ações em grupos que visa prevenir situações de vulnerabilidade e violência, trazendo essas pessoas para espaços de convivência e fortalecimento de vínculos com a comunidade”, disse a secretária.  

A líder comunitária do bairro Bela Vista, Marcia Figueiredo, falou sobre a alegria em estar participando dessa entrega. “São muitos bairros que estarão recebendo esse serviço, essa unidade é um presente e um orgulho muito grande para toda a comunidade, nós pedimos por isso por muito tempo e agora estamos sendo atendidos. Quero agradecer ao prefeito e dizer que essa conquista é de todos nós, população, prefeitura e demais parceiros”, disse.

O prefeito Jones Cavaglieri agradeceu todo esforço feito pela SEMDS e por seus funcionários para fazer com que esse serviço fosse trazido para o bairro Bela Vista. “É um prazer enorme estar aqui hoje entregando uma obra tão desejada por essa comunidade, é um serviço necessário e que vai atender um grande número de pessoas desse e dos bairros vizinhos que precisam das ações que são realizadas no CRAS”, frisou o prefeito.

O CRAS
O CRAS é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social. O objetivo é prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. 

No caso de famílias em acompanhamento, o CRAS realiza um plano de acompanhamento familiar que tem como objetivo um planejamento conjunto entre a(s) família(s) e profissionais (psicólogo e assistente social) para que a família supere suas dificuldades e alcance seus objetivos.

Além disso, através de ações particularizadas ou em grupos com famílias usuárias dos benefícios da Assistência Social, a unidade vai discutir temas que contribuam para a vida das famílias e também para o fortalecimento de vínculos. Por fim, vai realizar ações na comunidade que estimulem à convivência comunitária, a divulgação do acesso aos direitos, e a participação da comunidade na construção da vida pública do seu território.

Vereadores

Lula - “Estamos vendo com essa entrega aqui hoje o comprometimento do prefeito Jones com o povo. A comunidade toda agradece.”

Carlito Candin – “Nós que somos da comunidade sabemos da necessidade desse serviço que com certeza será muito importante para a população” 

Marcelo Nena – “Sem dúvidas um serviço essencial para a comunidade, que tanto pediu e que agora na gestão Jones foi atendidos” 

Paulo Flávio – “É o prefeito Jones focando no que ele realmente deve focar, no povo. Mais uma entrega de muitas que já aconteceram e de muitas que ainda virão”

   
INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Daniel Marçal
Tel.
E-mail: dmarcal@aracruz.es.gov.br