Prefeitura de Aracruz participa de mutirão para conscientizar moradores de Vila do Riacho quanto a coleta seletiva

13/11/2017 Renato Lana
O objetivo foi instruir a comunidade local quanto a importância da coleta seletiva, além da revitalização dos chamados “pontos viciados” de lixo e entulho que se encontram espalhados pela localidade

O objetivo foi instruir a comunidade local quanto a importância da coleta seletiva, além da revitalização dos chamados “pontos viciados” de lixo e entulho que se encontram espalhados pela localidade

Neste sábado (11/11) moradores de Vila do Riacho foram beneficiados com uma grande ação conscientizadora realizada por meio de uma parceria entre prefeitura de Aracruz, envolvendo as secretarias de Meio Ambiente (SEMAM), Transportes e Serviços Urbanos (SETRANS) e Agricultura (SEMAG), com as empresas Fibria e Portocel.

Trata-se de um mutirão com o objetivo de instruir a comunidade local quanto a importância da coleta seletiva, além da revitalização dos chamados “pontos viciados” de lixo e entulho que se encontram espalhados pela localidade. Ação contou ainda com apoio de líderes comunitários e alunos do Curso Técnico de Meio Ambiente e de Direito da FAACZ.

Antes mesmo da ação todos se reuniram na escola Ermentina Leal para participarem de uma reunião de instrução sobre o que seria feito. Lá funcionários da prefeitura e da Lumiar, empresa que presta consultoria em Educação Ambiental à Fibria e Portocel passaram o passo a passo das atividades que seriam desenvolvidas. Os participantes foram orientados a se dividirem em cinco grupos, passando de porta em porta para distribuir panfletos ilustrativos e informativos sobre a importância em se separar o lixo e fazer a coleta seletiva. Os moradores foram avisados da existência de três “Eco Pontos” em Santa Cruz, sendo um localizado na escola Ermentina Leal, outro na escola Álvaro Souza e mais um no apoio administrativo.

De acordo com a Gerente de Limpeza Pública da SETRANS, Francine Aparecida Souza, foram escolhidos cinco pontos considerados viciosos, que recebem muitos entulhos e lixos, o que pode ocasionar graves problemas à saúde pública com a proliferação de ratos, insetos como o mosquito transmissor da dengue, além da contaminação do solo. “Após determinar esses pontos, nós retiramos os entulhos existentes, cercamos o local com pneus para o plantio de árvores e jardins”, explica.

Projeto Piloto

Francine também explicou que essa ação faz parte de um projeto-piloto, e que futuramente a ideia é expandi-lo para toda nossa cidade. “Nossa intenção é tentar revitalizar todos os pontos viciados existente em Aracruz. Hoje começamos aqui em Santa Cruz com esses cinco pontos que serão revitalizados, educando o povo e mostrando que jogar lixo na rua não é o correto”, explica.

       

INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Renato Lana
Tel. (27) 3270-7070
E-mail: rfaria@aracruz.es.gov.br