Prefeitura de Aracruz participa de sessão solene em comemoração ao Dia do Artesão

19/03/2018 divulgação
Aracruz é o município capixaba com o maior número de artesãos do estado. Aproximadamente 100 artesãos são representados pelas suas associações

Aracruz é o município capixaba com o maior número de artesãos do estado. Aproximadamente 100 artesãos são representados pelas suas associações

Nesta segunda-feira (19/03), comemora-se o Dia do Artesão. Como forma de homenagear esses profissionais capixabas, será realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo na próxima quarta-feira (21/03), às 14hs, uma sessão solene, Deputada Luzia Toledo, em comemoração a esta data.

A secretaria de Turismo e Cultura da prefeitura de Aracruz estará presente no evento. Duas vans levarão artesãos aracruzenses para representar o trabalho realizado na cidade, que tem um papel muito importante, tanto na economia, gerando renda para as famílias, quanto no desenvolvimento social, funcionando como terapia para idosos.

Aracruz é o município capixaba com o maior número de artesãos do estado. Aproximadamente 100 artesãos são representados pelas associações: Associação dos Artesãos da Orla de Aracruz (ASSAOARA), Associação dos Artesãos de Aracruz (ARTEARA), CRIARTE / Espírito das Águas (Barra do Riacho e Santa Cruz), Nós Mulheres Marcenaria e Artesanato indígena Tupiniquim e Guarani. Eles Trabalham com fios, madeiras, conchas, bambu, produzindo peças belíssimas.

Em junho do ano passado foi realizado pela Secretaria de Turismo e Cultura, uma triagem e cadastro dos artesãos de Aracruz para emissão da Carteira de Artesão, feita pelos técnicos da Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos. Esse documento, fornecido pelo Programa de Artesanato Capixaba (PAC), oferece vantagens como a isenção do recolhimento de ICMS na venda dos produtos, além de permitir a circulação à vontade da mercadoria e de participar de feiras e eventos em todo o país, dando mais visibilidade aos seus produtos.

Conheça alguns projetos do município:

Nós mulheres, marcenaria sustentável
O projeto que tem como objetivo a oferta de curso de capacitação para 50 mulheres das comunidades de Rio Preto, Praia Formosa, Itaparica, São Francisco, Santa Cruz e Nova Santa Cruz, em curso básico de carpintaria com reaproveitamento de resíduos da obra civil de empresas da região. A proposta é qualificar mulheres, a partir de 18 anos, como aprendizes de marceneiros, e inserí-las no mercado de trabalho de forma qualificada e preparadas para enfrentar os desafios propostos pela atualidade, ou até mesmo gerir seu próprio negócio.

Espírito das Águas
Com peças de artesanato inspiradas no mar, o projeto social “Espírito das Águas” qualifica e impulsiona o artesanato da orla marítima de Aracruz. O projeto é resultado de uma parceria entre o Sebrae e a Fibria. Ele surgiu a partir de um diagnóstico realizado pela Fibria, que constatou a necessidade das mulheres de pescadores buscarem uma fonte de renda para auxiliar no orçamento doméstico. O projeto hoje conta com 30 artesãs de Barra do Riacho e Santa Cruz (Aracruz).

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Renato Lana
Tel.
E-mail: rfaria@aracruz.es.gov.br