Data: segunda, 10 de dezembro de 2018.

SAAE Aracruz e Secretaria de Meio Ambiente realizam evento em comemoração ao Dia Mundial da Água

21/03/2018 divulgação
Diante da importância da água para a sobrevivência de todos os seres vivos, e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água, comemorada no dia 22 de março

O SESC Aracruz, centro, sedia nesta quinta-feira, 18h30, uma grande solenidade em comemoração ao Dia Mundial da Água. O evento é uma realização do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Aracruz.

Durante o evento, que contará com a presença de autoridades municipais, acontecem duas palestras temáticas; a primeira será sobre a apresentação do projeto “Adote uma Nascente” e a segunda será sobre o tema: Água, economize esse presente para garantir o nosso futuro”. Além das palestras, também haverá o lançamento do projeto “Água é da sua conta”.

O Dia Mundia da Água
Diante da importância da água para a sobrevivência de todos os seres vivos, e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. Essa data, comemorada no dia 22 de março, foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre esse tema tão importante.

Além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos. Veja a seguir alguns trechos dessa declaração:

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;

2- A água é a seiva do nosso planeta;

3- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7- A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;

8- A utilização da água implica respeito à lei;

9- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: rfaria@aracruz.es.gov.br