Gripe: vacinação para grupo prioritário vai até junho

15/05/2018 Renato Lana

A vacinação contra a gripe continua até o início de junho para o grupo prioritário, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, das 07 às 16h. A vacina, ofertada pelo Ministério da Saúde, é do tipo Trivalente, ou seja, previne contra três tipos da influenza: H1N1, H3N2 e a Influenza tipo B.

Até o momento, 16.898 pessoas estão imunizadas contra a gripe no município de Aracruz, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). A marca foi atingida após o Dia D, que aconteceu no último sábado, 12 de maio, quando 3.274 pessoas do grupo prioritário foram vacinadas. Ainda de acordo com a Semsa, 70% do público alvo já estão imunizados.

Grupo prioritário
O público-alvo da campanha, definido pelo Ministério da Saúde, é composto por gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebês há, no máximo, 45 dias), trabalhadores de saúde, pessoas portadoras de doenças crônicas, idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, professores das escolas públicas e privadas e população indígenas fazem parte do grupo prioritário. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), o objetivo é vacinar cerca de 27.900 pessoas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), a vacina é contra indicada para pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia grave relacionada ao ovo da galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina.

TEXTO: Luã Quintão
E-MAIL: lrangel@aracruz.es.gov.br