Prefeitura auxilia na regeneração de pastagens

16/05/2018 Fotos: Luã Quintão
“A área estava muito degradada, não tinha nem capim. Com apoio da Prefeitura consegui reverter a situação e hoje está ajudando muito na produção”, conta o produtor Antônio Roberto Nunes

“A área estava muito degradada, não tinha nem capim. Com apoio da Prefeitura consegui reverter a situação e hoje está ajudando muito na produção”, conta o produtor Antônio Roberto Nunes

Na zona rural de Aracruz o verde começa a regenerar em propriedades com terras degradadas, após o auxílio no preparo do solo, realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG). Lugares que antes estavam improdutivos, agora dão lugar a pastos ricos em nutrientes fundamentais na alimentação do gado.

Em Biriricas, comunidade do distrito de Santa Rosa, o produtor Antônio Roberto Nunes Loureiro caminha contente pela propriedade ao observar o resultado. A área, que antes estava seca e improdutiva, agora revela bons resultados com a pastagem renovada e solo protegido em 20 hectares onde foi feito o preparo de solo.

“A área estava muito degradada, não tinha nem capim. Com apoio da Prefeitura consegui reverter a situação e hoje está ajudando muito na produção”, conta o produtor.

Mas para chegar nesse resultado foi preciso um ponta pé inicial, entrando em cena a Secretaria Municipal de Agricultura. Disponibilizando equipamentos e máquinas para atuarem na propriedade degradada, o município estimula e apóia o campesinato de Aracruz.

“A gente fornece um trator de grade aradoura para o preparo do solo - uma fase essencial para a recuperação das pastagens. Na sequência, o produtor fez o plantio e a semeadura do capim e, tempo depois, a pastagem está novamente renovada e pronta para receber os animais”, explica o engenheiro agrônomo da PMA, Antônio Schimith.

Em 2017 foram preparados aproximadamente 40 hecatares para formação de pastagem degradada. “Antes o produtor deve fazer a análise do solo para fazer as correções da acidez com calcário dolomitico. Depois fazemos o preparo do solo com grade aradoura”, conclui o engenheiro.


Como solicitar o serviço
O produtor que deseja recuperar sua pastagem degradada deve procurar a SEMAG, de segunda a quinta-feira, das 08h às 16h30 e as sextas-feiras, das 08 às 15h30. É preciso ter em mãos a cópia do bloco de notas fiscais, documentos pessoais (RG e CPF), escritura da terra ou recibo de compra e venda.  

 “O objetivo é aumentar a produtividade agrícola e, consequentemente, aumentar a produção. Muitos nunca fizeram um trabalho de recuperação na propriedade e nossa missão é contribuir na melhoria desses espaços e, consequentemente, estimular o trabalho agrícola”, explica o secretário municipal de agricultura, Renato Pereira Sobrinho.

TEXTO: Luã Quintão
E-MAIL: lrangel@aracruz.es.gov.br