Abertura do ano letivo: Servidores da Educação são recepcionados em noite de grande cerimônia

08/02/2019 Vinícius Gardiman
Autoridades e servidores da educação, juntos, comemoram a grande cerimônia que marcou o início do ano letivo de 2019

Autoridades e servidores da educação, juntos, comemoram a grande cerimônia que marcou o início do ano letivo de 2019

Mais de mil servidores da Secretaria de Educação da Prefeitura de Aracruz participaram na noite desta quinta-feira (07/02), no Cerimonial Sítio Santa Joana, de uma “aula inaugural” que oficializou a abertura do ano letivo de 2019. Entre as autoridades estiveram presentes o prefeito Jones Cavaglieri e seus secretários municipais, vereadores, os secretários de educação de João Neiva, Ibiraçu e Fundão, além da Diretora Presidente da ESESP, Nelci do Belém Gazzoni, da Superintendente de Educação Regional (Linhares) Maria da Penha Valani Giuriato e da Vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes.

Os professores, pedagogos, coordenadores, diretores e demais profissionais de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino foram recepcionados ao som da orquestra da Igreja Batista do bairro Vila Nova, regida sob a professora Crislany, da EMEF José Marcos Rampinelli. Eles ainda assistiram a um vídeo institucional mostrando a evolução no ensino de Aracruz com a Parceira Votorantim pela Educação (PVE) e prestigiaram uma palestra intitulada “Escola Motivada: Sucesso no ensino e na aprendizagem”, ministrada por Marizinha Coqueiro, Mestre em Tecnologia Ambiental, mestranda em Educação, Pedagoga, Psicopedagoga, Consultora Educacional e Empresarial.

Na abertura das falas das autoridades, a Secretária de Educação Ilza Rodrigues deu as boas vindas a todos e afirmou que não poupará esforços para que o município de Aracruz suba do 6º para o 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no Espírito Santo. “Boa noite. Todos vocês, profissionais da Educação, merecem uma salva calorosa de palmas pelo brilhante trabalho que nos levou ao 6º lugar no IDEB. Só queria dizer esse 6º lugar já passou, agora queremos o 1º lugar. Vamos trabalhar por ele e eu conto com vocês, pois se já chegamos até aqui, podemos mais”, ressalta.

Ilza ainda lembrou que a festa para recepcionar os profissionais da educação aconteceu por meio de um esforço conjunto. “Esse evento, que está acontecendo aqui hoje, não é uma realização apenas da Secretaria de Educação, e sim do envolvimento de todas as demais pastas e equipe do Governo Municipal. Muito obrigada pela participação de todos e por vocês, servidores da rede terem atendido nosso convite”, comenta.

A educação transforma vidas
Na sequência a Vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes, falou do compromisso do Governo do Estado com a educação e lembrou de sua infância pobre na periferia de Cariacica, e o quanto a escola foi importante para sua formação. “Hoje estamos aqui com a intenção de mostrar que o Governo Estadual está presente, principalmente no que envolve a educação. Também viemos celebrar a abertura do ano letivo de 2019. Tenho um enorme carinho por aqueles que fazem a diferença na educação do nosso país, e que a todo custo buscam a superação pelos estudos. A educação transformou minha vida. Por muitos anos trabalhei em barracas de camelo e tive que parar de estudar muito cedo. Foi como líder comunitária que percebi que seria no estudo que mudaria minha história. Terminei o ensino médio pelo EJA, e hoje sou acadêmica em direito, me tornando a primeira mulher negra da periferia no centro do poder do governo do estado do Espirito Santo”, enfatiza.

Aracruz e suas conquistas na educação
Finalizando as falas, o prefeito Jones Cavaglieri lembrou dos avanços que o município obteve na educação. “Obtivemos resultados exitosos que nos levaram ao 6º lugar (IDEB), entre as 78 cidades do Espirito Santo. Também já entregamos 1600 carteiras para escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil, o que não acontecia há quase dez anos. Também levamos mais de 1500 alunos às ruas em um grande desfile em culminância às ações do PVE. Graças aos grandes profissionais que temos estamos dando exemplos de como a escola pode promover a inclusão, acolhendo todas as pessoas, sem exceção, no sistema de ensino, independentemente de cor, classe social e condições físicas e psicológicas”, diz.

Ainda segundo o prefeito, apesar de todos os desafios, Aracruz tem um potencial que está centrado na força, compromisso e competência dos educadores. “Como gestor meu foco é cumprir a missão de garantir uma Educação Básica de qualidade e valorizar os nossos professores”, finaliza. Após as falas das autoridades e da palesta motivacional de Marizinha Coqueiro, todos ainda puderam saborear um delicioso coquetel com salgados diversos e bebidas.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS

TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: rfaria@aracruz.es.gov.br