Data: terça, 25 de junho de 2019.
Horário de Brasília: 04:57

Encontro de mulheres debate violência e desconstrução da cultura patriarcal

14/03/2019 Foto: Gabriela Albuquerque

A violência contra a mulher, os rompimentos com a cultura patriarcal e o empoderamento feminino foram destaques no encontro que aconteceu nesta quinta-feira (14), no Polo UAB Aracruz. O evento faz parte de uma das ações realizadas pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS), para enfrentamento de questões atuais relacionadas ao ser mulher.

O auditório foi lotado por mulheres, que acompanharam a apresentação de ginástica rítmica com as meninas do projeto Amigos da Justiça de Barra do Riacho e uma palestra com a delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Drª Amanda da Silva Barbosa, cuja o tema foi: “Sim, eu posso!”.

“Em novembro de 2018 o município aderiu ao projeto “Homem que é Homem”, que realiza ciclos de encontros com homens que já participaram algum tipo de violência, sendo que aqui em Aracruz eles são obrigados a participarem, diferente dos outros municípios. Por aqui temos notado um retorno muito satisfatório pois observamos que durante os dois ciclos conseguimos impulsionar a desconstrução da cultura patriarcal machista, reforçando o respeito e a dignidade das mulheres”, disse a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Rosilene Felipe dos Santos.

O prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, também compareceu ao evento levando uma mensagem de empoderamento às mulheres, além de ter frisado a importância do trabalho realizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

“O CRAS e CREAS realizam um trabalho muito importante para o empoderamento e combate a violência contra a mulher. Nesses locais elas são acompanhadas por profissionais especializados, além de orientações e acolhimento”, disse.

TEXTO: Luã Quintão
E-MAIL: lrangel@aracruz.es.gov.br