Data: segunda, 17 de junho de 2019.
Horário de Brasília: 05:38

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública para debater Judicialização da Saúde na próxima quarta, em Aracruz

15/04/2019 Foto: reprodução/ internet
O evento é aberto ao público e acontece a partir das 17h, no ginásio do SESI

O evento é aberto ao público e acontece a partir das 17h, no ginásio do SESI

Na próxima quarta-feira (17 de abril) o município de Aracruz recebe a Audiência Pública que vai debater os impactos da Judicialização das Políticas de Saúde na gestão municipal na Região Central e Norte. O evento é aberto ao público e acontece a partir das 17h, no ginásio do SESI.

“Esperamos a participação de juízes, promotores e gestores dessas regiões, mas toda a sociedade está convidada a participar, principalmente aqueles que compõem conselhos e movimentos organizados que dialogam sobre o tema”, disse a secretária de saúde de Aracruz, Clenir Avanza.

Ainda de acordo com ela a audiência levantará um assunto de discussões controvérsias entre gestores da área. A secretária também explica que na atualidade a judicialização da saúde é um ponto a se avançar, sendo que ordens judicais muitas vezes impositivas têm sido até mesmo motivo para o desequilíbrio orçamentário. “A saúde foi toda pensada dentro do sistema SUS para ser um programa coletivo, mas que às vezes não segue os princípios da coletividade. Toda vez que deslocamos recursos para uma única pessoa proporcionamos um privilégio e um desequilíbrio orçamentário”, pontuou.

Gestores de diversos municípios que compõem as regiões central e norte, como Colatina, João Neiva, Ibiraçu e Pancas vão participar do evento, que é realizado por meio da Comissão de de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, em parceria com a Associação Brasileira de Advogados em Saúde (ABRAS) e Prefeitura de Aracruz. “É extremamente importante que o município tenha sido escolhido como polo de discussão da judicialização da saúde, que é um assunto que aflige todos os gestores desta pasta. Esperamos avançar em várias questões e assim contribuir no aperfeiçoamento do atendimento à população”, comentou o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri.

SERVIÇO:

Audiência Pública: Os impactos da Judicialização das Políticas de Saúde na Gestão Municipal na Região Central e Norte

Quando: 17 de abril (quarta-feira), das 17 às 21h
Onde: Senai Aracruz (R. Ephifânio Pontin, 985 - Vila Nova)

TEXTO: Luã Quintão
E-MAIL: lrangel@aracruz.es.gov.br