Data: segunda, 17 de junho de 2019.
Horário de Brasília: 06:03

Prefeitura promove a 1ª Semana de Capacitação dos Catadores da Associação Recicle Aracruz

15/04/2019 divulgação
A Coordenadora do Cadastro Único e Bolsa Família (SEMDS), Rosimery Terra Rosário, explica aos catadores que somente com a atualização do CadÚnico o Governo Federal poderá ter conhecimento da composição de suas famílias

A Coordenadora do Cadastro Único e Bolsa Família (SEMDS), Rosimery Terra Rosário, explica aos catadores que somente com a atualização do CadÚnico o Governo Federal poderá ter conhecimento da composição de suas famílias

A prefeitura de Aracruz, por meio das Secretarias de Transportes e Serviços Urbanos (SETRANS), Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS), Saúde (SEMSA) e em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), deu início na manhã dessa segunda-feira (15/04), no Galpão de Triagem da Recicle, Polo Industrial, a uma série de ações de sua 1ª Semana de Capacitação dos Catadores da Associação Recicle Aracruz.

As atividades tiveram início com uma palesta proferida pela Coordenadora do Cadastro Único e Bolsa Família (SEMDS), Rosimery Terra Rosário, que falou sobre a importância da atualização da CadÚnico e seus benefícios. “Estamos aqui hoje para instruir vocês quanto à inserção e atualização do cadastro e seus benefícios do Governo Federal, que hoje só podem ser acessados somente com o CadÚnico atualizado, assim como desconto de energia, CNH Social e regularização fundiária e instalações de medidores na localidade da Portelinha”, comenta.

Segundo Rosimery, somente com essa atualização o Governo Federal poderá ter conhecimento da composição da família. “Quando se atende o perfil do Governo e mantém ele atualizado, ficam disponíveis os benefícios, de acordo com o perfil de cada usuário, que para participar da cooperativa, deve estar inserido no CadÚnico, que é a forma de se saber qual é a composição familiar e renda”, explica. Os catadores ainda conheceram a “Identidade Jovem” que os filhos de 16 a 29 podem ter e os benefícios da carteira do idoso, a partir de 60 anos, onde pode ser pleiteadas passagens interestaduais. “Nos deixamos uma lista de documentos para que os catadores possam ser inseridos ou fazer a atualização”, completa Rosimery.

Dando continuidade às ações, nesta terça-feira (16/04) e quarta-feira (17/04) os catadores serão instruídos quanto á importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) em uma palestra sobre Segurança no Trabalho com Técnicos do SAAE, além de outra palestra sobre a importância da Coleta Seletiva para o controle de doenças endêmicas e Orientações de postura diante de animais peçonhentos com servidores da SEMSA.

TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: rfaria@aracruz.es.gov.br