Data: quarta, 21 de agosto de 2019.
Horário de Brasília: 20:49

Prefeitura de Aracruz começa revitalizar vias não pavimentadas com o REVSOL

10/06/2019 Renato Lana
Rua Tófilo Barcelos Rangel recebendo a aplicação do resíduo REVSOL

Rua Tófilo Barcelos Rangel recebendo a aplicação do resíduo REVSOL

A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (SETRANS), deu início neste último fim de semana à aplicação do REVSOL para revitalizar ruas não pavimentadas. A ação vem justamente após uma capacitação aos servidores que trabalham com a revitalização de ruas e estradas, quanto à aplicação desse resíduo, ocorrida no dia 24/05.

Na ocasião o secretário de Transportes e Serviços Urbanos, Paulo Neres, comentou sobre esses serviços. “Fizemos um treinamento quanto à utilização e aplicação do REVSOL, esse resíduo que a prefeitura conseguiu com custo zero por meio dessa parceria com a ArcelorMittal. Desta forma teremos condições de oferecer uma qualidade muito melhor nas manutenções de nossas estradas de chão. Esse serviço é superior aos patrolamentos que já oferecemos. Para se ter uma ideia ele e até semelhante ao asfalto, com um custo muito pequeno. Dentro de 15 dias estaremos aplicando esse resíduo em uma de nossas ruas aqui na sede”, comenta.

A primeira revitalização ocorreu na rua Tófilo Barcelos Rangel, na localidade de Boa Vista. A próxima localidade a ganhar o serviço será na subida do Por do Sol. Ainda de acordo com Paulo Neres, a prefeitura pretende realizar o serviço nas vias mais críticas que ainda não foram pavimentadas.

O REVSOL
Trata-se de um coproduto originário da escória de aciaria, um material que substitui outros recursos naturais no revestimento primário de ruas e estradas, sendo ele viável economicamente, pois reduz o uso de novos materiais. A capacitação foi ministrada pela Analista de Responsabilidade Social Sharlene Dipré da Silva (ArcelorMittal) e pelo Técnico em Estradas da Kaeme Consultoria, José Nilson Alves. Eles mostraram o passo a passo de como se proceder na aplicação, compactação, mistura e espalhamento para melhor aproveitar o REVSOL, prolongando assim sua vida útil e conservação.

Resíduo vira coproduto e gera benefícios sociais
Essa parceria da prefeitura de Aracruz faz parte do Programa Novos Caminhos, implantado pela ArcelorMittal em 2006, que oferece uma estrutura exemplar da estratégia de sustentabilidade. A partir de um resíduo, a empresa desenvolveu uma ação complexa, que traz resultados em todas as dimensões.

O projeto engloba também as dimensões política e social da sustentabilidade, já que promove a integração entre diversos agentes - empresa, prefeituras conveniadas e associações de moradores - e viabiliza a melhoria das condições de transporte e acesso para comunidades, muitas vezes, isoladas pela falta de vias adequadas.

Todos participam da decisão sobre os locais nos quais será utilizado o Revsol, doado pela empresa para as prefeituras que, dessa forma, podem ampliar seus projetos de melhoria das ruas. Uma via com revestimento significa melhor escoamento da produção, acesso mais fácil a escolas, a outras comunidades e a oportunidades de lazer e cultura.

 

 

TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: rfaria@aracruz.es.gov.br