Data: terça, 16 de julho de 2019.
Horário de Brasília: 02:07

Palestras sobre o Cadastur e desenvolvimento da cultura local por meio do turismo abrem o Dia do Turista

13/06/2019

Abrindo as festividades do Dia do Turista, a Prefeitura de Aracruz realizou nesta quinta-feira (13) duas palestras abertas ao público na Sala do Empreendedor. O evento contou com a presença do prefeito e de secretários municipais. A programação segue a noite e também na sexta-feira (14) e final de semana.

Os presentes puderam conhecer um pouco mais sobre o Cadastur - Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos com a palestrante e gerente de gestão do turismo da Secretaria de Turismo do Estado, Cassia Coppo Felisberto. O sistema visa promover e ordenar prestadores de serviços deste segmento em todo Brasil. Finalizando, a palestrante do Sebrae, Daniela Bukhard , ficou responsável por falar sobre desenvolvimento da cultura do município por meio do turismo.

O prefeito Jones Cavaglieri destacou a importância do turismo para Aracruz e também de se comemorar essa data. “O turismo é essencial para a economia do nosso município e precisamos estar sempre investindo em melhorias na cidade para atrair cada vez mais turistas. Temos inúmeras atrações voltadas para diferentes tipos de turismo, deixo aqui o meu convite para quem quiser conhecer o nosso município”, destacou o prefeito.

Artistas e grupos culturais vão se apresentar no Mercado Municipal 

Mais tarde, a partir das 19h, o Mercado Municipal de Aracruz recebe a edição especial da Fest Feira, com diversas atrações. Além das barracas gastronômicas que tradicionalmente funcionam todas as quintas-feiras, o público também vai prestigiar as apresentações do grupo 100% Capoeira de Aracruz, Banmel de Vila do Riacho, Grupo de Congo Tupiniquim, Grupo di Ballo Nova Trento, show com o aracruzense Paullo Eduardo e ainda uma exposição de telas do artista Sainté.

Comemorações continuam na sexta 

Na sexta-feira (14/06) a programação do Dia do Turista continua com um intercâmbio cultural entre escolas municipais. Alunos da CMEB Mário Leal Silva, de Guaraná, vão cruzar o município até Santa Cruz para visitar o Museu Histórico da comunidade, enquanto os estudantes da EMEF Santa Cruz vão até Guaraná para conhecer o Museu do Italiano.

“Nossa intenção é fazer uma troca cultural entre essas escolas que, apesar de estarem no mesmo município, vivem em contextos culturais diferentes”, explicou a secretária de Turismo e Cultura, Flávia Cândida.

Espada de D. Pedro II

O Museu Histórico de Santa Cruz, em comemoração as festividades do Dia do Turista, realizará novamente a exposição da Espada da Guarda Imperial de D. Pedro II. As visitações acontecem nos dias 13, 14 e 15 de junho, das 09 às 17h.

Parceiros
A programação do Dia do Turista é uma Realização da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (SEMTUR), em parceria com a Sala do Empreendedor, Sebrae e secretarias de Meio Ambiente (SEMAM) e Educação (SEMED) e Secretaria de Estado do Turismo (SETUR – ES).

TEXTO: Daniel Marçal
E-MAIL: dmarcal@aracruz.es.gov.br