Data: quinta, 22 de agosto de 2019.

150 alunos da Rede Municipal de Ensino recebem óculos do Programa de Olho no Futuro

14/06/2019 Renato Lana
Médica oftalmologista faz exame em um dos alunos dentro do ônibus do programa

Médica oftalmologista faz exame em um dos alunos dentro do ônibus do programa "De Olho no Futuro"

A EMEF Samoel Costa recebeu nesta quinta-feira (13/06), pelo segundo ano consecutivo, mais uma ação do programa “De Olho no Futuro”, uma parceria entre a Secretaria de Educação da prefeitura de Aracruz com o Instituto Unimed Vitória, que oferece uma oportunidade de se fazer o diagnóstico precoce e descobrir eventuais problemas de visão, como dificuldade em enxergar e vistas cansadas.

Os exames de vistas ocorreram durante todo o dia, com a última criança sendo atendida às 19h30. Ao todo 270 alunos de 11 escolas, incluindo Educação Infantil e Ensino Fundamental, passaram pela triagem e posteriormente pelas consultas e exames. Dos 270 alunos, 150 receberam os óculos gratuitos, moldados na hora, com lentes resistentes de policarbonato e com armação inoxidável.

Além do ônibus do programa, devidamente equipado com os aparelhos para os exames, e médicos oftalmologistas, a escola ainda montou uma estrutura para atender a todos, com salas para a aplicação do colírio e para o teste de acuidade visual. E paralelamente às ações do Programa de Olho no Futuro, os alunos participaram de oficinas de leitura e de educação ambiental sobre a coleta seletiva e reciclagem.

O prefeito Jones Cavaglieri compareceu e falou da importância para os alunos em receber essa assistência. “Esta ação de hoje é uma parceria importante porque cuida de nossas crianças desde a educação infantil ao último ano ensino fundamental, e isso têm nos trazido muitos frutos. Este é o segundo ano seguido que recebemos o programa e seus resultados são muito positivos”, comenta Jones.

A Secretária de Educação Ilza Rodrigues falou dos benefícios para a aprendizagem dos alunos. “A melhor forma de colaborarmos com essas crianças, é dando a elas a oportunidade de enxergarem, pois uma criança que não vê, automaticamente não vai aprender a ler e escrever. A visão é um dos órgãos principais para a aprendizagem. Os alunos que possuem alguma deficiência em sua visão poderão corrigi-las aqui hoje, pois eles já sairão daqui com seus óculos”, enfatiza.

TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: rfaria@aracruz.es.gov.br