Data: terça, 18 de fevereiro de 2020
Horário de Brasília: 06:42
Clima

Pacientes portadores de insuficiência renal crônica já estão sendo atendidos pelo Centro de Hemodiálise de Aracruz

13/02/2020 SECOM
Entrada do Centro de Hemodiálise que funciona na Unidade de Saúde de Guaxindiba

Entrada do Centro de Hemodiálise que funciona na Unidade de Saúde de Guaxindiba

Os acolhimentos dos pacientes portadores de insuficiência renal crônica no Centro de Hemodiálise de Aracruz se iniciaram no dia 23 de janeiro, com todos eles passando pelos procedimentos necessários para o início do tratamento. Também já está sendo feita a transferência dos prontuários por lote a cada semana, e a previsão é que até a primeira semana de março todos já tenham sido transferidos.

Desta forma serão atendidos 45 pacientes por dia, divididos em três turnos, totalizando, em média, mil sessões por mês. Ao todo 87 pessoas serão acompanhadas, sendo que destes, 64 são do município, 13 de João Neiva, cinco de Ibiraçu e outros cinco de Fundão. Durante a última entrevista coletiva ocorrida no dia 22 de janeiro, a Secretária de Saúde, Clenir Avanza, falou sobre o funcionamento do centro. “Ele vai funcionar de uma forma completa, com todo tratamento de hemodiálise e também de prevenção. Aquelas pessoas com outros problemas nos rins também serão atendidas por nossa equipe de nefrologistas”, ressaltava.

Com o Centro de Hemodiálise de Aracruz em funcionamento, oferecendo um serviço humanizado, e com profissionais altamente especializados na área, a vida desses pacientes melhorarão consideravelmente, pois eles não mais precisarão sair de casa de madrugada e viajar até outro município, como sempre ocorreu. “O principal objetivo é cuidar dessas pessoas, por isso, acreditamos que com este projeto, vamos mudar a vida desses pacientes, dar dignidade e também oferecer um serviço humanizado e sério”, disse o prefeito Jones Cavaglieri.

A Secretária Clenir esteve no centro na manhã desta quinta-feira (13) e falou da satisfação dos pacientes. “Nosso centro está funcionando plenamente e percebi que os pacientes estão muito contentes com o atendimento. Não se trata de um procedimento simples, da pessoa chegar e sentar na cadeira, pois existe todo um procedimento. Todos eles já vieram conhecer e também participaram de uma reunião com nosso prefeito e secretários”, disse.



TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: rfaria@aracruz.es.gov.br