Data: terça, 02 de junho de 2020
Horário de Brasília: 20:27
Clima

Ruas mais iluminadas e seguras com luminárias de LED

26/03/2020 Divulgação Secom/PMA

A Prefeitura de Aracruz antecipou a instalação das luminárias de LED para melhorar a iluminação das ruas da cidade em meio à pandemia do coronavírus, no mês de março. Por conta das novas medidas de isolamento, as ruas estão mais desertas, o que facilita a ocorrência de delitos. As novas luminárias de LED, que substituem as luminárias de Vapor Metálico, contribuem com a maior segurança da população e ainda reduzem a tarifa de iluminação pública.

Um total aproximado de 2.500 luminárias de LED e 150 Refletores / Projetores de LED foram instalados na Sede e Distritos do município. Até o dia 24 de março foram instaladas, aproximadamente, 150 luminárias nos principais pontos que cortam a cidade. No dia 25 de março, o trabalho de substituição das lâmpadas teve início nas ruas do Centro, sendo instaladas cerca de 145 luminárias, com previsão de conclusão até o dia 30 de março.

Segundo o gerente de Obras Elétricas da Secretaria de Obras e Infraestrutura de Aracruz, Renan Cosme Savacini, as luminárias de LED possuem maior eficiência, luminosidade e vida útil, quando comparadas às luminárias convencionais (vapor metálico e vapor de sódio). “As luminárias utilizadas pela Prefeitura de Aracruz possuem cinco anos de garantia, o que também diminui muito o custo com manutenção”, explica Renan.

Ele ressalta que com essas substituições, a redução do consumo estimada gira em torno de 40%. “Automaticamente os custos com iluminação pública também serão reduzidos nessa proporção, o que significa uma futura diminuição na tarifa de iluminação pública do munícipe de Aracruz”, completa. De acordo com a Secretaria de Obras e Infraestrutura da Prefeitura, nesta etapa estão sendo instaladas cerca de 400 luminárias de LED. 

TEXTO: Raquel de Pinho
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br