Data: terça, 27 de outubro de 2020
Horário de Brasília: 06:44
Clima

Aracruz participa de nova fase do Inquérito Sorológico nesta semana

08/06/2020 SECOM
Equipe da Semsa se preparando para cumprir a nova fase do inquérito sorológico

Equipe da Semsa se preparando para cumprir a nova fase do inquérito sorológico

Depois de integrar a primeira etapa, a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), participa nesta segunda-feira (08/06), terça-feira (09/06) e quarta-feira (10/06) da terceira fase do “Inquérito Sorológico”, uma espécie de testagem rápida da população para detecção de anticorpos do novo coronavírus (Covid-19). A investigação ajudará o município a traçar suas estratégias no combate à pandemia e a fortalecer as ações e os programas de prevenção.

Assim como na primeira fase, realizada nos dias 13, 14 e 15 de maio, as equipes também estão visitando residências nos bairros Bela Vista, Vila Rica, São Marcos, Vila Nova e o distrito de Jacupemba. Naquela oportunidade, aproximadamente 200 moradores de Aracruz foram testados, sendo que, desta vez, serão visitadas outras 40 casas. Essas áreas foram escolhidas seguindo o critério de setores censitários, conforme metodologia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com a medição dos índices de contaminação e o perfil dos contaminados é possível estabelecer um parâmetro de como está a infecção por Covid-19 no município, permitindo que o Governo do Estado analise a necessidade de manter o isolamento social para evitar o aumento de casos de coronavírus.

Esta é a terceira etapa do “Inquérito Sorológico” organizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Cento e quarenta e seis equipes visitarão 19 municípios capixabas nesta fase. Além de Aracruz, participam desta etapa da pesquisa os municípios de Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Barra de São Francisco, Castelo, Guaçuí, Guarapari, Pedro Canário, São Gabriel da Palha e Venda Nova do Imigrante.

Cada etapa do inquérito é aplicada em um grupo diferente de municípios. A primeira fase, que contou com a participação de Aracruz, aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de maio. Já a segunda etapa foi realizada nos dias 27, 28 e 29 de maio. A terceira fase acontece nos dia 08, 09 e 10 de junho e conta mais uma vez com a participação de Aracruz. A quarta etapa será realizada nos dias 22, 23 e 24 de junho.



TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br