Data: terça, 27 de outubro de 2020
Horário de Brasília: 07:29
Clima

Prefeitura de Aracruz: saiba como se proteger contra o coronavírus

08/06/2020

Para reforçar o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no município, a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), tem adotado medidas preventivas a fim de esclarecer a população sobre as melhores formas de prevenir o contágio, as precauções que devem ser tomadas e as orientações sobre quando é necessário procurar uma unidade de Saúde.

A Secretaria Municipal da Saúde de Aracruz reforça a necessidade da população manter o isolamento domiciliar e o distanciamento social, além de respeitar a obrigatoriedade do uso de máscaras quando for inevitável sair e sempre adotar hábitos de higiene. As medidas preventivas são a melhor maneira de se proteger contra o novo coronavírus.

 

Como o coronavírus é transmitido

O período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias. De uma forma geral, a transmissão viral ocorre enquanto persistirem os sintomas. É possível a transmissão viral ocorrer após a resolução dos sintomas, mas a duração do período de transmissibilidade é desconhecida.

 

Como prevenir o contágio

A Covid-19 pode ser transmitida de forma semelhante à Influenza ou outros vírus respiratórios, pelas gotículas respiratórias, por tosse e espirros em curta distância ou pelo contato com objetos contaminados pelo vírus.

 

Quais sinais e sintomas

Os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns: tosse, febre, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar.

 

Como fazer o diagnóstico

 - Pessoa com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória, o que é chamado de Síndrome Gripal.

- Pessoa com desconforto respiratório/dificuldade para respirar ou pressão persistente no tórax ou saturação de oxigênio menor do que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto, o que é chamado de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

 

Onde procurar ajuda

Se apresentar sintomas leves, o paciente deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima da sua residência.  As unidades de saúde de Jacupemba e Santa Rosa funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 16h. Funcionam de segunda a sexta-feira, das 08 às 18h, as unidades de saúde de Guaraná, Vila Rica, Guaxindiba, Bela Vista, Morobá, Vila do Riacho, Barra do Riacho, Mar Azul, Coqueiral e Santa Cruz. Para os sintomas moderados e mais graves, o paciente deve procurar as UPAs 24 horas de Vila Rica e de Barra do Riacho. Aos finais de semana, os casos mais leves também são atendidos pelas UPAs.

 

Se o exame der positivo para COVID-19, siga as seguintes recomendações

 - Fique em isolamento domiciliar.

- Utilize máscara o tempo todo.

- Se for preciso cozinhar, use máscara de proteção, cobrindo boca e nariz todo o tempo.

- Depois de usar o banheiro, nunca deixe de lavar as mãos com água e sabão e sempre limpe vaso, pia e demais superfícies com álcool ou água sanitária para desinfecção do ambiente.

- Separe toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos apenas para seu uso.

- O lixo produzido precisa ser separado e descartado.

- Mantenha a janela aberta para circulação de ar do ambiente usado para isolamento e a porta fechada, limpe a maçaneta frequentemente com álcool 70% ou água sanitária.

 

Onde obter informações sobre o coronavírus?

Para acompanhar as ações da administração municipal, busque os canais de comunicação da Prefeitura de Aracruz. Procure fontes de informações confiáveis, como órgãos públicos, e serviços de saúde.

TEXTO: Alessandra Mesquita
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br