Data: terça, 27 de outubro de 2020
Horário de Brasília: 07:11
Clima

Prefeitura de Aracruz já distribuiu cerca de 45 mil máscaras no município

17/07/2020 Divulgação PMA
Equipe preparada para a doação de máscaras. Registro feito no último sábado (11).

Equipe preparada para a doação de máscaras. Registro feito no último sábado (11).

A Prefeitura Municipal de Aracruz, por meio de um trabalho conjunto de diversas secretarias, coordenadas pela Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur), já distribuiu cerca de 45 mil máscaras para ajudar a prevenir a população contra a Covid-19. A próxima entrega dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) acontecerá no sábado (18/07), das 8 às 12h, nas Aldeias Nova Esperança, Olho d’Água e Pau Brasil. A expectativa é que sejam doadas 1.000 EPIs.

Já foram distribuídas 20 mil máscaras na Sede, 15 mil no interior e 10 mil no litoral. Desde a abertura do projeto, a equipe percorreu as seguintes localidades para entrega dos equipamentos: Santa Rosa, Santa Cruz, Coqueiral, Barra do Sahy, Barra do Riacho, Vila do Riacho, Guaraná, Jacupemba, Centro, Guanabara, Itaparica, Rio Preto, Nova Santa Cruz, Pontal do Piraqueaçu, Coqueiral, Grapuama, Biriricas, Santa Rosa, Itaputera, Morobá, Morobazinho, Portelinha, Guaxindiba, São José, Polivalente, Córrego D'água, Ribeirão do Sapê, Ribeirão do Meio, Bela Vista.

Também receberam os EPIs cidadãos de Clemente, Cohab II, Cohab IV, De Carli, Fátima, Guanabara, Jequitibá, Limão, Planalto, Pôr do Sol, Primavera, São Marcos, Vila Nova, Vila Rica, Vila Santi, Praias dos Padres, Sauê, Mar Azul, São Camilo, Segatto, Primavera, Clemente, Fátima, São Marcos, Cohab II. Além disso, foram doadas na Feira do Produtor e em outros espaços públicos, como em unidades de saúde e unidades de assistências social.

O projeto usou como critério para distribuição a escolha de ruas e avenidas mais movimentadas, como as áreas comerciais e os bairros/distritos que possuem maior número de casos da Covid-19, além de algumas zonas mais afastadas.

As pessoas abordadas são as que estão circulando nas ruas sem o equipamento. Durante o trabalho de conscientização, a equipe informa aos cidadãos sobre a melhor prevenção contra o novo coronavírus: o isolamento social, salientando que cada cidadão somente deve sair de casa quando for estritamente essencial. “Fique em casa e, se sair, use máscara”, frisou Flávia.

A PMA comprou matéria prima para a confecção de aproximadamente 100 mil EPIs. “O trabalho vai além dos portões da Prefeitura, pois a confecção e a doação de matérias primas e/ou equipamentos prontos contaram com o envolvimento tanto dos servidores quanto da iniciativa privada, além da ajuda do Centro de Detenção Provisória de Aracruz (CDPA)”.

A gerente de documentação da Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans), Camila Candido Santos Pizzol, que também faz parte do trabalho, conta que é muito gratificante participar deste projeto. “A iniciativa da Prefeitura foi maravilhosa. A distribuição de máscaras nas ruas de Aracruz traz ao munícipe mais segurança, já que se trata de um vírus de alto contágio. Um trabalho que está sendo feito com muito carinho”, relata.

TEXTO: Sumaida Zuccolotto
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br