Data: sábado, 08 de agosto de 2020
Horário de Brasília: 06:05
Clima

Prefeitura Municipal de Aracruz leva iluminação pública para aldeias indígenas

30/07/2020 Raquel de Pinho SECOM/PMA
Vista da Aldeia Irajá

Vista da Aldeia Irajá

As Aldeias Pau Brasil, Irajá e Caieiras Velha estão ganhando obras de iluminação pública. Alguns trechos com postes feitos pela EDP terão as lâmpadas substituídas por LED, com o objetivo de clarear mais o espaço público, gastando-se menos, e outras vias sem nenhuma iluminação receberão novos postes com LED.

O prefeito Jones Cavaglieri visitou as comunidades para tratar das melhorias previstas nas aldeias. “Estamos percorrendo todos os nossos distritos, toda a cidade, com a missão de substituir todas as lâmpadas atuais por LED. Nós estamos fazendo agora uma extensão de rede para atender aquelas famílias que ainda não tinham sido beneficiadas, contemplando, em especial, nossas comunidade indígenas”, completa Jones.

Entre substituições de postes e novas instalações, serão 179 intervenções na Aldeia Pau Brasil e 40 na de Caieiras Velha. “É importante destacar que esta ação faz parte de um pacote maior, que foi recentemente contratado, para executar a extensão de redes em todo município de Aracruz. Vamos levar energia elétrica e iluminação para onde hoje não tem iluminação pública, totalizando 30 km de rede”, explica o secretário de Obras e Infraestrutura, João Paulo Calixto.

Para o cacique da Aldeia Pau Brasil, Valdeir Almeida Silva, esta ação é significativa para a comunidade. “Sem iluminação ficava muito preocupante porque hoje a gente não está livre de nada. Tem uns assaltos que estavam acontecendo aqui dentro e a gente estava preocupado com isso porque a iluminação em Pau Brasil é muito ruim. Agora, com esta mudança, vai ser uma melhoria importante para a Aldeia”, pontua o cacique.

Trata-se de mais uma fase do projeto que ainda contemplará outras aldeias. “A ação vai melhorar a iluminação, a segurança e dar mais conforto e garantia às pessoas para transitarem nas ruas. A comunidade ganha um ambiente com iluminação de LED, uma tecnologia da atualidade, mais econômica para o município, e que traz melhoria para a vida das pessoas”, destaca o prefeito.

O cacique da Aldeia Irajá, Gilsimar Benedito Oliveira, agradece ao prefeito pela parceria e apoio. “Reforço a satisfação deste projeto, que está em todas as aldeias, e que também contempla a nossa comunidade com novos postes e uma melhor iluminação”, frisa.

Segundo o cacique da Aldeia Caieiras Velha, Fabiano da Silva Lemos, a segurança e a melhor qualidade de vida são fundamentais para a comunidade. “Quero desde já agradecer ao prefeito, a toda equipe de trabalho e às lideranças. O importante é falar e cumprir”, ressalta Lemos.

TEXTO: Raquel de Pinho
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br