Data: segunda, 28 de setembro de 2020
Horário de Brasília: 10:25
Clima

Unidade de Saúde de Guaraná ganha ampliação para gerar mais qualidade no atendimento

04/08/2020 Raquel de Pinho SECOM/PMA

A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Guaraná foi entregue oficialmente pela Prefeitura de Aracruz à comunidade na manhã desta terça-feira (04/08). A ampliação conta com um espaço de 144,1m², totalizando uma área construída final (existente + ampliação) de 474,67 m² e vai oferecer mais conforto e qualidade durante o atendimento. A entrega dos serviços contou com a presença do prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, da deputada federal Soraya Manato, do Dr. Carlos Manato, dos vereadores Ronivaldo Cravo e Lula, da secretária de Saúde, Clenir Avanza, além de secretários municipais e da equipe da UBS.

O novo espaço recebeu o nome em homenagem à moradora do distrito “Maria da Penha Pessotti Marim” e foi implantado na frente da edificação já existente. A equipe de atendimento é formada por médico, enfermeiro, farmacêutico, odontólogo, técnico de enfermagem, auxiliar de consultório dentário e agentes comunitários de saúde. A obra orçada em R$ 620.409,68 é resultado de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal, Carlos Manato, no valor de quase R$ 500 mil com contrapartida da Prefeitura.

Com essa obra, a Unidade Básica de Saúde passou a integrar consultórios clínicos, ginecológicos e odontológicos, sala de vacina, sala de inalação, sala de acolhimento, sala de procedimentos, sala de curativos, sanitários adaptados, farmácia e espaço para gases medicinais, bem como um amplo ambiente de espera. Além disso, o local já dispõe de um respirador capaz de estabilizar o paciente, oferecendo um instrumento importante, principalmente, nesse período de pandemia. O equipamento é uma doação da deputada federal Soraya Manato.

De acordo com a secretária de Saúde, Clenir Avanza, a ampliação oferece muito mais conforto aos usuários. “O município é responsável por oferecer à população os serviços da Atenção Primária à Saúde e, obras como estas, são formas de gerar mais qualidade de vida, pois um ambiente novo e ampliado traz melhorias tanto para quem é atendido quanto para os profissionais da saúde responsáveis pela prestação do serviço”, destaca Clenir.

Para otimizar ainda mais a assistência, a Prefeitura ampliou a equipe de atendimento e o horário de funcionamento da unidade que passou a ser das 8h às 18h. “Contamos ainda com a entrega de medicamentos realizada por uma farmacêutica, demostrando o respeito e o cuidado que temos com a segurança e o acolhimento oferecidos aos nossos pacientes”, enfatiza Clenir Avanza.

 

Homenagem a Maria da Penha Pessotti Marim 

O vereador morador da localidade, Ronivaldo Cravo, agradeceu pelos serviços prestados pela Prefeitura em Guaraná e destacou a homenagem realizada a Maria da Penha, fruto de um Projeto de Lei de sua autoria. “Lutei muito por esse momento e hoje o meu sentimento é de gratidão. Poucos acreditaram nessa conquista, mas eu sempre confiei que esse sonho se tornaria realidade. A homenagem a Maria da Penha é muita justa porque demonstra o nosso reconhecimento aos serviços voluntários que ela prestou a essa comunidade”, declara o parlamentar.

Para Kellis Marim, filha da homenageada, o momento foi marcado pela emoção e o reconhecimento. “Minha mãe foi uma guerreira, de coração generoso e sempre disponível a ajudar o próximo. Muitas vezes, ela deixou os filhos em casa e saiu para socorrer alguém da comunidade. Estou feliz em saber que o nome dela está marcado para a posteridade”.

A entrega das novas dependências da unidade marca uma nova perspectiva de atendimento para os moradores da região. “Esse presente que o senhor prefeito está proporcionando para Guaraná é de extrema importância porque, além de uma excelente estrutura física, com bons equipamentos, o espaço garantirá um bom atendimento a população”, destaca Kellis.

Segundo a deputada Soraya Manato, Maria da Penha fez história na comunidade e deixou um lindo legado e a Unidade Básica de Saúde demonstra o compromisso do prefeito de Aracruz e da secretária de Saúde com a saúde de Aracruz.

Jones Cavaglieri ressaltou o papel fundamental das unidades municipais de saúde porque formam a principal porta de entrada da população no serviço público de saúde. “O trabalho realizado pelas equipes é de extrema importância porque esses profissionais conhecem como ninguém as comunidades em que atuam. Eles acompanham o desenvolvimento de cada criança, de cada mulher grávida, de cada doente crônico. Por isso, a Prefeitura se preocupa em fornecer a eles locais adequados de trabalho e aos cidadãos um espaço onde possam ser atendidos com respeito, conforto e eficiência”, acrescenta o prefeito.

 

TEXTO: Alessandra Mesquita
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br