Horário de Brasília: 17:31
Data: quarta, 12 de maio de 2021
Clima

Prefeitura de Aracruz participa de capacitação do programa “Barraginhas”

03/05/2021 SEMAM

Servidores da Prefeitura de Aracruz estiveram em Atílio Vivacqua, município referência em conservação de água, para participarem da capacitação do programa “Barraginhas”. O projeto é realizado por meio de uma tecnologia desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e coordenado pelo engenheiro agrônomo Luciano Cordoval.

O objetivo das Barraginhas é captar a água das enxurradas e permitir sua rápida infiltração, entre uma chuva e outra, para reabastecer o lençol freático, preservar o solo e aumentar a sustentabilidade hídrica. Dependendo das áreas, as “Barraginhas” podem ser implantadas em curva de nível, ou seja, em um formato de baixo impacto para o manejo em uma estrutura chamada de cochinhos.

Aladim Cerqueira, secretário de Meio Ambiente (Semam) de Aracruz, destaca os benefícios da implantação do projeto em Aracruz. “As Barraginhas contribuem para amenizar os efeitos da estiagem, além de viabilizar a sustentação de lagos, onde pode existir a criação de peixes, e o cultivo de hortas, lavouras e pomares, assim, motivando os agricultores. É uma tecnologia de baixo custo e que trará benefícios sociais, ambientais e econômicos”.

Participaram do treinamento, técnicos e operadores de máquinas das secretarias de Meio Ambiente (Semam) e Agricultura (Semag), além de funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz (SAAE).

 

 

TEXTO: Thais Tonini
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br