Horário de Brasília: 18:48
Data: sábado, 18 de setembro de 2021
Clima

Saiba como está a vacinação contra a Covid-19 no município de Aracruz

14/09/2021 Foto: Humberto De Marchi/ SECOM

Saiba como está a vacinação contra a Covid-19 no município de Aracruz

A vacinação em Aracruz tem avançado e novos grupos seguem recebendo a vacina contra a Covid-19 nesta semana. A Secretaria de Saúde do município tem se organizado para que todos recebam o imunizante. Até o momento, 80.679 pessoas receberam a 1ª dose da vacina, totalizando 78.3% da população e 56.266 pessoas completaram o esquema vacinal com a 2ª dose, totalizando 54.6%.

Adolescentes

Os jovens de 12 a 17 anos que apresentam comorbidades, deficiência permanente, doenças imunossupressores ou estejam gestantes ou puérperas, ou que tenham de 15 a 17 anos sem comorbidades, podem receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Os jovens indígenas de 12 a 17 anos também serão vacinados neste grupo. 

Os adolescentes devem ir acompanhados dos pais e apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e CPF. Todas as Unidades de Saúde do município estão preparadas para realizar a vacinação. 

O município de Aracruz possui uma estimativa de 16.000 jovens com essa faixa etária , sendo 526 indígenas. 

Reforço para Idosos acima de 60 anos

O idoso que recebeu as duas doses da vacina Coronavc, respeitando o intervalo de 5 meses após a última dose (150 dias), deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima para tomar a 3ª dose do reforço com a vacina.  Essa aplicação adicional atende a uma recomendação das autoridades de saúde em função da queda no índice de proteção que os antígenos ofereciam inicialmente, mesmo esse público estando completamente vacinado.

Reforço para pessoas imunossupressores 

Pessoas imunossupressoras que estão com o esquema vacinal completo, independente da marca da vacina, devem tomar a 3ª dose do reforço com a vacina. De acordo com o Ministério da Saúde, a decisão foi tomada porque a morbimortalidade em indivíduos mais vulneráveis à doença aumentou nas últimas semanas, apesar do avanço da vacinação no país.

Inicialmente o reforço em imunossuprimidos será aplicada em:

 • Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea;

Pessoas com HIV e CD4 <350 células/mm3;

Pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida;

Pessoas em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias;

Pessoas com neoplasias hematológicas;

Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses.

Primeira dose para pessoas acima de 18 anos

Pessoas acima de 18 anos que ainda não receberam a 1ª dose da vacina contra a Covid-19, o imunizante estará disponível em todas as Unidades de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, de no horário de 08h às 12h.

Funcionamento das Unidades de Saúde

As Unidades de Saúde de Aracruz funcionam de segunda a sexta-feira, no horário de 07h às 16h. As pessoas que se enquadram nos grupos acima podem procurar os postos para receber o imunizante contra a Covid-19. 

Lembrando que para pessoas acima de 18 anos que não receberam a primeira dose, a ida às Unidades de Saúde deve ser no horário de 08h às 12h.


TEXTO: Thais Tonini
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br