Data: quarta, 06 de julho de 2022
Clima

“Escola no Aricanga”: alunos do 7° ano da EMEF Ezequiel Fraga Rocha participam de visita técnica

18/05/2022 Humberto De Marchi
Todos os anos as escolas da Rede Municipal de Ensino têm a oportunidade de conhecer a unidade de conservação do Parque Natural Municipal do Aricanga ‘Waldemar Devens

Todos os anos as escolas da Rede Municipal de Ensino têm a oportunidade de conhecer a unidade de conservação do Parque Natural Municipal do Aricanga ‘Waldemar Devens"

Nesta semana, de terça-feira (17) a quinta-feira (19), oito turmas do 7º ano da EMEF “Ezequiel Fraga Rocha”, turnos matutino e vespertino, participam das ações do Projeto “Escola do Aricanga”, que são recepcionados pela Equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semam). Essa ação faz parte do Plano de Educação Ambiental da Suzano, que atua em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de Aracruz, levando conhecimento e apresentando as características do parque. O objetivo é promover ações educativas e propiciar aos professores e estudantes conhecimento e percepção da importância ambiental com o contato direto na mata atlântica do parque.

Na tarde desta terça-feira (17), a gerente de Educação Ambiental, Eva Cordeiro, fez a fala de boas vindas aos estudantes. “Gostaríamos de agradecer a presença de cada estudante e dos professores que abraçaram esse projeto, que é feito pela Semam, em parceria com a Suzano. Todos os anos as escolas da Rede Municipal de Ensino têm a oportunidade de conhecer a unidade de conservação do Parque Natural Municipal do Aricanga ‘Waldemar Devens’, sendo que muitos estudantes nunca vieram aqui, pois vivemos em um município muito grande e, muitas vezes, não conhecemos o que tem aqui dentro”, disse.

Em seguida foi apresentado aos alunos o projeto “Meio Ambiente, sua Casa”, que neste ano está ofertando dois desafios com premiações. No primeiro desafio, os 20 primeiros alunos que fizerem uma selfie dentro do parque do Aricanga, e enviarem a imagem para o e-mail da Semam (semam.ea@aracruz.es.gov.br), ganharão um kit. Já o segundo desafio será a criação de uma mascote do parque, cujo desenho deverá ser deixado nos pontos de entrega (Supermercados Oriundi, Casagrande) e no prédio da Semam. Já nos distritos os desenhos podem ser entregues nos respectivos CRAS. Para esse desafio, a premiação será uma bicicleta.

Dando continuidade às apresentações, o biólogo Luan Damásio e o químico Rhisley Alcroennes da VB Ambiental passaram aos alunos tudo o que envolve o aprendizado sobre a biodiversidade do parque, como a ciência, biologia, história e geografia. “Isso que é educação ambiental. Esse conjunto transversal de conhecimentos acabam atravessando todas as áreas”, ressaltou Luan Damásio.

Após as falas iniciais, os estudantes puderam conhecer as trilhas do parque, adentrando em suas vegetações, e tendo verdadeiras aulas sobre o bioma que envolve o Aricanga. Na próxima semana será a vez dos alunos do 9º ano da EMEF “Paulo Freire'', totalizando 370 estudantes de ambas escolas. Diego Duarte, 12 anos, e Lavinha Da Vitória, 13 anos, que visitaram o parque pela primeira vez, falaram sobre o que aprenderam com as aulas no parque. “Fomos conscientizados sobre a importância em se preservar o verde, a natureza, respeitando os espaços dos animais, como não deixar nenhum lixo no local”, disseram.


TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br