Data: quarta, 06 de julho de 2022
Clima

Dia Internacional dos Museus, comemorado nesta quarta-feira (18), celebra as histórias de Aracruz

18/05/2022 Foto: Vinícius Gardiman e Humberto De Marchi/Secom

O Dia Internacional dos Museus é celebrado nesta quarta-feira (18) e no município existem dois importantes museus que resgatam a história dos povos brancos, negros e indígenas, nos distritos de Guaraná e de Santa Cruz. 

O objetivo é promover na sociedade uma reflexão sobre o papel dos museus para o desenvolvimento e incentivar a população ao hábito de visitar e apreciar os museus, a arte e a história local. Os museus são espaços culturais onde são expostas todos os artefatos históricos. São eles que guardam todas as mudanças e progresso, sem uma visão pré-estabelecida. 

O Museu Histórico de Santa Cruz, que é tombado pelo Conselho Estadual de Cultura, foi criado pela Lei Municipal Nº 3.872/2014, tem por finalidade a preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Iconográfico e Etnológico do município. O acervo exposto constitui de elementos que representam aspectos da trajetória histórica de Aracruz, desde seus primórdios, remontando  ao processo de colonização e ao encontro de cultura ocorridas no local. 

Já o Museu de Guaraná foi montado pelos descendentes italianos, que doaram peças, como objetos, fotos, utensílios e outros que ilustram a história dos primeiros imigrantes que chegaram no país. A gestão do local é compartilhada com a comunidade, que ajuda nos cuidados e preservação. A ideia é retratar uma casa italiana, com os detalhes dos quartos, sala, cozinha fora da casa e com fogão à lenha.

Para o gerente de Cultura, Thiago Igo R. da Silva, os museus aracruzenses são ricos em história e cultura. “Preservar a memória, educar para o futuro. Esse é o propósito dos museus, que buscam promover uma vivência para que os visitantes se sintam representados, aprendendo sobre as próprias histórias. Isso é primordial para nos ajudar a moldar a sociedade como um todo”, comentou. 

O Museu Histórico de Santa Cruz fica na Avenida Presidente Vargas, s/nº, Centro, Santa Cruz, Aracruz / ES. Já o de Guaraná  está localizado na Avenida Gabriel Pandolfi, S/N, Praça de Guaraná e, em breve, será reaberto para visitação.

Horário de funcionamento: de quarta-feira a domingo, das 8h às 13h e das 14h às 17h.

Museu de Guaraná

TEXTO: Thiago de Barros
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br