Data: quarta, 06 de julho de 2022
Clima

2ª Conferência de Políticas para as Mulheres é realizada em Aracruz

19/05/2022 Humberto De Marchi

Nesta quinta-feira (19) foi realizada, na Câmara Municipal de Aracruz, a "2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres”. O evento reuniu representantes de diferentes segmentos do poder público, da sociedade civil e reforçou propostas para o fortalecimento e ampliação das estratégias de promoção dos direitos da mulher.  

Realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds), a conferência contou com as presenças das vereadoras Etienne Coutinho Musso e Adriana Guimarães, da secretária da Semds, Iohana kroehling, da representante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Espírito Santo (CEDIMES), Edineia Calabrez, além de lideranças comunitárias e representantes de movimentos sociais.  

“Essa conferência tem um papel muito importante para as mulheres. Aqui debatemos assuntos de interesse e também, o desenvolvimento de políticas públicas. Falar de mulher é algo muito especial. Somos consideradas fortes, mães, dona de casa. Somos guerreiras e lutamos por nossos direitos. Me identifico com a luta de muitas mulheres por conta minha história, onde passei por muitas dificuldades. Mas tudo o que passei me deu força para vencer. Temos que levantar nossa bandeira, defendendo umas às outras e lutar por nossos direitos”, destacou Luana Thomaz, presidente do CMDMA.  

Édna Calabres Martins, representante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Espírito Santo, destacou a importância de realizar a conferência. “A manutenção desse mecanismo é a profunda discussão com nosso povo, como forma de introduzir o processo de democracia participativo. Estamos há seis anos sem discutir políticas para mulheres, e nesse tempo, a mulher não foi posta em debate”, pontuou.  

O tema da conferência deste ano foi "Reafirmando as Políticas Públicas para as Mulheres no Enfrentamento ao Patriarcado, ao Racismo e às Desigualdades Sociais e Econômicas”, e contou com palestras, debates e eleição para delegadas.  

“A conferência nos permite discutir ações e políticas públicas para as mulheres, que envolvam toda a sociedade no combate às desigualdades e à violência contra esse público. Nossa gestão tem trabalhado de forma para que todos os seguimentos da sociedade possam contribuir com a inclusão das mulheres em todos os setores de forma igualitária e inclusiva”, finalizou Iohana  kroehling, secretaria da Semds.

TEXTO: Thais Tonini
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br