Data: quarta, 06 de julho de 2022
Clima

Dr. Coutinho e Beto Vieira visitam fábrica no Mosteiro Zen onde aracruzenses participam de Curso de Cerâmica

22/06/2022 Humberto DeMarchi

O prefeito Dr. Coutinho e o vice Beto Vieira estiveram na escola de Cerâmica Kanzeon, do Mosteiro Zen Morro da Vargem, no município de Ibiraçu, na manhã desta quarta-feira (22).  A visita foi guiada pelo abade do mosteiro, o monge Daiju Bitti, que mostrou as etapas de produção das peças e também o funcionamento do espaço. 

Sete aracruzenses, sendo quatro indígenas e três representantes de associações federadas, fazem parte da atual turma de ceramistas que, no final deste mês de junho, irão receber a carteirinha de artesão. O curso para esses alunos é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur),as prefeituras de Ibiraçu, de João Neiva e de Fundão, Sebrae, o Mosteiro Zen, a Associação Mãos e Artes Capixaba e a Associação Amigos da Justiça. 

“Estamos felizes em apresentar ao município nosso trabalho. Chegamos aqui com o objetivo de aprender e repassar esses ensinamentos a outras pessoas. Acreditamos no que foi passado aqui, nosso professor nos deixou livre para que pudéssemos expressar na arte a característica de cada região”, disse Ildete Caliman, aluna aracruzense do curso de Cerâmica. 

Daiju Bitti, abade do mosteiro, destacou que a escola trouxe oportunidades aos alunos e ao município. “A cerâmica trouxe para o município a culinária, onde são solicitadas a produção de peças para serem usadas em restaurantes e trouxe, também, a hotelaria, porque nossa fábrica se tornou um ponto turístico. Além disso, trouxe oportunidades. As alunas têm um lucro mensal de R$ 1.500 a R$ 2 mil, trabalhando quatro dias por semana”, disse. 

Dr. Coutinho comentou a importância de potencializar o artesanato e sobre oferecer oportunidades. “As alunas aracruzenses que estão finalizando o curso tiveram a oportunidade de aprender uma profissão e assim, tirar seu sustento da cerâmica. Temos o objetivo de poder trazer um pouco dessa arte para Aracruz e assim, poder oferecer o curso para outras pessoas”, disse.

 

TEXTO: Thais Tonini
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br