Data: terça, 27 de outubro de 2020
Horário de Brasília: 06:43
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Planejamento, Orçamento e Gestão (SEMPLA)

A Secretaria de Orçamento, Gestão e Planejamento (SEMPLA) coordena o planejamento e a execução integrada das políticas, programas e ações da administração municipal.

 

Planejamento: cabe à SEMPLA a elaboração, execução e acompanhamento do Planejamento Estratégico e do Plano Plurianual da Prefeitura de Aracruz, bem como é responsável pela definição e consolidação da metodologia de gerenciamento dos programas e projetos.

 

Relações Comunitárias e Sociais: promove a integração da população ao processo de gestão pública municipal, garantindo acesso à informações e conhecimentos necessários ao exercício pleno da cidadania. Também promove as articulações com lideranças comunitárias em prol do interesse público e a redução de conflitos e problemas relacionados à implantação dos projetos, garantindo que se propicie uma convivência adequada entre munícipes e PMA.

 

Captação de recursos: subsidia a interface entre os agentes financeiros e as diversas secretarias, assessora o processo de negociação das operações de crédito nacional e internacional, avalia as políticas elegíveis para captação de recursos externos, com base na estratégia governamental, além de elaborar o Plano de Aquisições dos Programas/Projetos que envolvam recursos captados.

Responsável pela gestão financeira e tributária do município. Entre suas atribuições estão dirigir e executar as políticas e a administração tributária, fiscal, econômica e financeira do município; exercer a administração e cobrança da dívida ativa; promover o equilíbrio entre receita e a despesa para garantir o desenvolvimento da cidade e a qualidade na prestação de serviços; controlar os investimentos públicos e a dívida pública e oferecer consultoria a assessoria financeira, orçamentária e contábil aos órgãos e entidades da administração direta e indireta.

 

Plano Diretor Municipal (PDM)

O Plano Diretor Municipal é um instrumento de planejamento urbano, que tem a função de organizar o crescimento físico, econômico e social da cidade, visando garantir bem-estar e qualidade de vida a toda a sua população. CLIQUE AQUI e saiba mais. 

 

Orçamento Cidadão

O Orçamento Cidadão é um importante instrumento de empoderamento e participação social, permitindo que cada cidadão do município participe diretamente da escolha e da priorização dos investimentos e dos serviços oferecidos pela Prefeitura. Além disso, é fundamental no estímulo à cidadania, pois torna a população corresponsável pela definição e pela gestão da agenda de intervenções públicas planejada para a cidade.

 

Lei Orçamentária Anual (LOA)

A Lei Orçamentária Anual, mais comumente chamada de orçamento ou de orçamento público, é a lei anual que estima as receitas e fixa as despesas que serão efetuadas pela administração em cada exercício financeiro. É por meio da LOA que o cidadão consegue acompanhar a destinação e o uso dos recursos públicos geridos pelo município.

 

Plano Plurianual (PPA)

O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento de médio prazo que estabelece as diretrizes, os objetivos e as metas da administração municipal. O PPA é elaborado no primeiro ano de governo, na forma de lei, e possui vigência de quatro anos, incluindo o primeiro ano de mandato da administração seguinte.

 

PLANO DE MOBILIDADE

Resumo – Plano de Mobilidade de Aracruz

Plano de Mobilidade de Aracruz 

Secretário

Ivan Vicente Pestana (Interino)

ANEXOS:

Telefones

Recepção 3270-7990 1800
Captação de Recursos 3270-7987 1803
PDM 3270-7989 1805

Endereço

O Atendimento ao público ocorre de segunda à sexta-feira de 12:00 às 18:00.

Av. Morobá, 20, Morobá, Aracruz/ES
Cep: 29192-733