Museu Histórico de Santa Cruz

Fachada do Museu Histórico de Santa Cruz Imagem: Fachada do Museu Histórico de Santa Cruz

O Museu Histórico de Santa Cruz, criado pela Lei Municipal em 2014,  no antigo prédio da Casa de Câmara e Cadeia, um patrimônio histórico e cultural com construção datada no início do Século XX, e restaurado e inaugurado como Museu em 2015, tendo em suas instalações um salão de exposição e reserva técnica, com a finalidade de preservar o Patrimônio Histórico, Artístico, Iconográfico e Etnológico do município de Aracruz.

O acervo da exposição permanente é constituída de elementos que representam aspectos da trajetória histórica do município, desde seus primórdios, remontando ao processo de colonização e ao encontro de culturas ocorridas no local, como cerâmica indígena, ferramentas da cultura italiana e fotografias. O Museu ainda conta com espaço que pode abrigar outras exposições de curta duração. A entrada é gratuita.

Dentre o acervo destacamos as duas urnas funerárias indígenas, com mais de 800 anos de idade e restauradas por arqueólogos, a espada de bronze utilizada pelo Guardas e presenteada a um súdito que, em ocasiões especiais, compõe o acervo e a cadeira onde o Imperador D. Pedro II sentou-se quando em passagem.

Endereço: Avenida Presidente Vargas, 239 - Santa Cruz - Aracruz/ES

Telefone: (27) 9-9958-9513 - Gerência de Cultura

Galeria: *Clique na imagem para ampliá-la.