Abril

Comunidade Aldeia Irajá / Aldeia Pau Brasil Imagem: Comunidade Aldeia Irajá / Aldeia Pau Brasil

Encontro de Dança de Aracruz

O Encontro de Dança é realizado pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur) e encanta a todos com apresentações e as muitas histórias contadas através dos movimentos ritmados. Este belo evento cultural tem entrada gratuita e será realizado em comemoração ao Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 abril. O encontro reúne nomes como Ballet Lu Ayres, Cyza Cia de Dança, Coletivo de Dança do Ventre, Estirpe - grupo de dança de Mucurici e grupo Di Balo - Nova Trento.

Encenação da Vida e Morte de Cristo

Teatro Sacro realizado ao ar livre na Rua da Igreja na sexta-feira Santa na Comunidade de Córrego Alegre em Guaraná com o objetivo de retratar as últimas horas terrenas de Jesus de Nazaré, assim como a história de um povo, visando prioritariamente os interesses sociais, como forma de promover a cultura, a arte e consequentemente o Município de Aracruz.

Teatro Sacro  - Jesus o Nazareno

Realizado no Distrito de Guaraná no Teatro Sacro João Elias Piol na Sede da Associação de Moradores de Guaraná, a peça começou a ser montada por volta de 1963. O espetáculo envolve aproximadamente 250 (duzentos e cinquenta) atores amadores, que contracenam num cenário fixo, composto por três edifícios, um templo principal, contendo 200 m², outro contendo 110 m² e um pequeno, contendo 30 m²; duas grutas construídas em pedra e ainda um poço, uma piscina de pedra e dois túmulos além de cruzes, liteira, tochas, chicotes, animais (cavalos, carneiros e jumentos), tudo isto em uma área de 3.000m² ao ar livre na Sede da Associação de Moradores de Guaraná. Para assistir ao espetáculo, o público pode contar com um amplo pátio pavimentado, de fácil acesso e com visão de todo o cenário, box para alimentação, banheiros e um espaço reservado para as pessoas que desejam levar suas cadeiras.

Festa da Cidade

Anualmente Aracruz se prepara para celebrar sua emancipação política com festa e muita alegria ao povo aracruzense. A cidade recebe shows nacionais e regionais, além das apresentações com os artistas da terra mostrando todo o seu talento. Tradicionalmente no dia 03 de abril, data do aniversário da cidade, acontece o Desfile Cívico na Avenida Venâncio Flores. Os visitantes podem desfrutar da boa gastronomia do município com as barraquinhas de comidas e também, conhecer ainda mais sobre o artesanato local, além de poder adquirir lindas peças.

Anexos: