Escola Maria Inês realiza II Festival Literário em Jacupemba

A partir de segunda-feira (17) até o próximo dia 19 de novembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Maria Inês Della Valentina do distrito de Jacumpeba em Aracruz se transformará num palco de debates sobre a literatura, com a apresentação do II Festival Literário. A exemplo do ano passado, o objetivo do festival é incentivar e despertar o gosto pela leitura dos alunos, e da comunidade local, ao viabilizar um contato mais intenso com textos que fazem a história de nosso país e de nossa cultura regional.
O festival é um projeto aberto ao público desenvolvido pela escola com os alunos do 1º ao 9º ano, incluindo as escolas nucleadas de Rio Francês e Córrego São José, com 945 alunos, distribuídos em 46 turmas que participarão de apresentações de peças teatrais, paródias, danças, jogral, coreografias, recitais poéticos e diversas brincadeiras em torno dos temas: cantos e encantos, viajando pelo Brasil, literatura infantil, medo, cultura pela paz, valores e convivência, cultura de Aracruz, coisas de crianças, brincadeiras e planeta Terra.
De acordo com a diretora, Maria Lúcia Della Valentina Piol, para a realização da segunda edição do festival, os alunos fizeram várias pesquisas, visitas, ensaios, produção de textos, tudo isso, para demonstrar durante os três dias de realização do festival, o comprometimento e o senso de responsabilidade na realização das atividades que foram incumbidos. A escola ao desenvolver o projeto selecionou temas que retratassem o resgate dos valores culturais e sociais às vezes esquecidos pelas novas gerações. “O trabalho de leitura e escrita deve ser o foco da escola, uma vez que a maioria dos alunos não têm acesso a ambientes culturais e letrados no âmbito familiar. Estando associados a temas que resgatam valores culturais e sociais, o 'II Festival Literário' tem tudo para se tornar um dos eventos mais significativos de nosso município no âmbito educacional ao possibilitar aos alunos e à comunidade, o enriquecimento de seu universo cultural, ampliando seus conhecimentos de forma significativa e prazerosa”, explicou.
Segundo a diretora, o projeto é apenas uma amostra do que a escola desenvolve com os alunos, uma vez que mobiliza a todos (professores, pedagogos, secretárias, coordenadores, serventes e vigias) ao criar uma multiculturalidade dentro de suas dependências. “Para todos da escola Professora Maria Inês, com o festival torna-se um prazer seguir uma das orientações do escritor Ziraldo, quando ele diz, 'O importante é motivar a criança para leitura, para a aventura de ler', somente assim transformaremos de fato o mundo que está ao nosso redor”, concluiu.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Serviços essenciais são mantidos durante os feriados da Semana Santa e de Tiradentes
- Hospital São Camilo: Celebra 58 anos de prestação de serviço hospitalar
- Prefeitura promove palestra sobre “Educação Inclusiva: por uma escola para todos”
- 3° Caminhada da Emefi Ybyrapytanga fomenta a cultura e resistência dos povos indígenas
- Da dor ao recomeço: Luiz Gustavo reencontra a alegria na Aquaterapia do Complexo de Saúde de Aracruz
- Famílias comparecem para prestigiar cerimônia da aula inaugural dos projetos Rumo ao Sucesso e Partiu IF
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 4ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 68ª Chamada
- ZPE: Aracruz receberá investimento de R$ 250 milhões com a instalação da BiomassTrust
- Povos originários: na semana em comemoração às etnias, gestão entrega patrulha mecanizada