Aracruz planeja ações para combater a dengue
.jpg)
Na última sexta-feira (14) aconteceu na sala de reunião da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) mais um encontro do Comitê de Assessoramento do Plano Municipal de Controle da Dengue em Aracruz. O Comitê tem como finalidade observar as estratégias estabelecidas pelos Planos Nacional e Estadual de Combate à Dengue frente às competências do Plano Municipal. O Plano Municipal será executado pelas Secretarias e Órgãos vinculados e Autarquias Municipais no que compete a cada setor integrante do plano, respeitando as atribuições legais, sendo coordenado pelo Comitê presidido pela Gerência de Vigilância em Saúde da Semsa.
O combate ao mosquito da dengue será intensificado no município para impedir que a doença, preocupante em cidades de todo país, se instale em Aracruz. Agentes de combate à dengue vão receber reforços de multiplicadores para realizar o combate ao transmissor da doença. A ação vai começar pela conscientização e sensibilização dos funcionários da Prefeitura Municipal (Secretarias, Órgãos e Autarquias Municipais) que irão participar nos próximos dias de orientações feitas pela Seção de Vigilância Ambiental em Saúde (SVA), Seção de Vigilância Epidemiológica (SVE) e Seção de Vigilância Sanitária (SVS) para que posteriormente seja definida a Semana de Combate ao Foco da Dengue em Aracruz. Logo em seguida serão realizados trabalhos nos bairros com maior incidência de casos.
De acordo com o Gerente de Vigilância em Saúde da SEMSA, Vicente Penteado Vizioli, a idéia inicial é fazer um trabalho modesto e depois aumentar a conscientização junto à população de Aracruz. “Temos primeiro que mostrar o exemplo dentro de casa. Por isso, nossas ações iniciais serão pela estrutura administrativa municipal, mas lembramos que Aracruz vem realizando vários mutirões em diversos bairros e distritos do município desde o início do ano”, afirmou Vizioli.
Ainda segundo, Vizioli, hoje em Aracruz existem 55 armadilhas de monitoramento do vetor da dengue. Atualmente os bairros onde existe suspeita de casos de dengue são: Vila Nova, Morobá, Coqueiral e Barra do Sahy além do distrito de Santa Cruz onde foram confirmados 15 casos de dengue. O Programa de combate à dengue no município existe desde 1997. “Em 2006 Aracruz teve a primeira epidemia de dengue. A segunda infecção pode ocasionar a dengue hemorrágica no indivíduo. Em crianças, a percepção dos sintomas são menos evidentes. O espectro da doença varia da dengue clássica à dengue hemorrágica. Podemos dizer que a doença está muito mais complexa hoje, porque tem assumido perfil pediátrico”, explicou.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Serviços essenciais são mantidos durante os feriados da Semana Santa e de Tiradentes
- Hospital São Camilo: Celebra 58 anos de prestação de serviço hospitalar
- Prefeitura promove palestra sobre “Educação Inclusiva: por uma escola para todos”
- 3° Caminhada da Emefi Ybyrapytanga fomenta a cultura e resistência dos povos indígenas
- Da dor ao recomeço: Luiz Gustavo reencontra a alegria na Aquaterapia do Complexo de Saúde de Aracruz
- Famílias comparecem para prestigiar cerimônia da aula inaugural dos projetos Rumo ao Sucesso e Partiu IF
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 4ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 68ª Chamada
- ZPE: Aracruz receberá investimento de R$ 250 milhões com a instalação da BiomassTrust
- Povos originários: na semana em comemoração às etnias, gestão entrega patrulha mecanizada