I Conferência Municipal de Cultura em Aracruz tem início com Mesa Redonda

O maior evento cultural de Aracruz, a I Conferência Municipal de Cultura teve início quinta-feira passada (20), com a apresentação da Banda Marcial Ermentina Leal em frente ao Teatro que tocou muitas músicas animando os participantes do evento. A Conferência é uma realização da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer (Semuc) e está sendo realizado nos dias 20, 21 e 22 deste mês.
O primeiro dia do evento contou com a participação do diretor de teatro e gestor cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Érlon José Paschoal, que falou sobre a importância da cultura para o ser humano. “A questão cultural está vinculada à qualidade de vida do cidadão por isso é necessário que a cultura seja cada vez mais difundida”. Paschoal ressaltou que o Brasil está investindo mais em políticas públicas. “É necessário implementar políticas públicas consistentes e duradouras fundamentadas na realidade de cada região. Os gestores culturais também devem se qualificar para difundir melhor a cultura em seu município”.
Paschoal destacou ainda que a Secretaria de Estado de Cultura em parceria com o SEBRAE irá oferecer seis cursos para qualificar os gestores culturais. “Cultura tem que ser planejada, gerenciada por pessoas que querem o bem da sociedade. Cultura gera emprego, renda e alegria, torna a sociedade igualitária e feliz”. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Divaldo Crevelin, declarou sua felicidade em participar de um encontro tão importante para o município. “A cultura é responsável por descobrir talentos adormecidos e fortalecer o bem-estar do ser humano. Uma cidade não consegue se desenvolver sem educação, saúde, economia e cultura. Crevelin pediu que a população prestigiasse o evento que irá gerar muitos frutos para Aracruz”.
O Vice-prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, explicou que através da Secretaria de Cultura, a cidade está resgatando sua história que vinha se perdendo com o tempo. “Temos valores importantes em nosso município, temos seis etnias, sendo que duas delas são indígenas, e é este importante trabalho de difundir a diversidade cultural que a Semuc tem desenvolvido muito bem”.
O Secretário de Cultura, Desporto e Lazer, Professor Dr. José Maria Coutinho, abriu a Conferência ressaltando que gostaria de transformar Aracruz em um pólo de cultura. “Somos o município mais multicultural do Estado. São mais de 40 grupos culturais, aproximadamente cinco mil pessoas ligadas a Semuc, por isso a relevância de se realizar este encontro maravilhoso”.
Após a abertura do evento aconteceu uma mesa redonda que discutiu o tema “Cultura, história e educação: por uma cidadania cultural” que contou com a participação de autoridades no tema, como os palestrantes: Prof. Dr. José Maria Coutinho e o Prof. Mestre em história, Antônio Bezerra Neto. No segundo dia a programação seguiu com apresentações culturais e uma palestra sobre “Mecanismos de financiamento da cultura”, com o palestrante Érlon José Paschoal da Secult e finalizou com a apresentação do Projeto da Aldeia Temática Indígena “Como a noite apareceu”, de autoria da Sr.ª Regina Mainardi.
O último dia da Conferência (22) será marcado por uma palestra dinâmica com a poetisa Elisa Lucinda que falará sobre o tema: “Da utilidade da poesia, permeando com recital espontâneo o tema da diversidade humana” e o espetáculo “Maria Maria”, antecede o final do evento misturando 04 linguagens da cultura: a música, a dança, teatro e poesia em um só espetáculo, homenageando os 50 anos de Bossa Nova. Por fim, um coquetel vai encerrar a noite.
Programação
Sábado (22)
Local: Câmara Municipal de Aracruz.
19h – Palestra Dinâmica com o tema: “Da utilidade da poesia, permeando com recital espontâneo o tema da diversidade humana”. Palestrante: Elisa Lucinda.
20h30 – Espetáculo “Maria Maria”.
22h – Coquetel de encerramento.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Serviços essenciais são mantidos durante os feriados da Semana Santa e de Tiradentes
- Hospital São Camilo: Celebra 58 anos de prestação de serviço hospitalar
- Prefeitura promove palestra sobre “Educação Inclusiva: por uma escola para todos”
- 3° Caminhada da Emefi Ybyrapytanga fomenta a cultura e resistência dos povos indígenas
- Da dor ao recomeço: Luiz Gustavo reencontra a alegria na Aquaterapia do Complexo de Saúde de Aracruz
- Famílias comparecem para prestigiar cerimônia da aula inaugural dos projetos Rumo ao Sucesso e Partiu IF
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 4ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 68ª Chamada
- ZPE: Aracruz receberá investimento de R$ 250 milhões com a instalação da BiomassTrust
- Povos originários: na semana em comemoração às etnias, gestão entrega patrulha mecanizada