Prefeitura de Aracruz recebe visita de representantes do Projeto Educacional Futuro Militar (PFM)

Publicado em: 17 de fevereiro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Renato Lana
Prefeitura de Aracruz recebe visita de representantes do Projeto Educacional Futuro Militar (PFM)

A Secretária de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz, Jenilza Spinassé, recebeu em sua sala na tarde desta segunda-feira (17), o 3º Sargento Alves (Reserva), o Soldado Gomes (Reserva) e o Cabo Nascimento, para uma reunião de apresentação do Projeto Educacional Futuro Militar (PFM), que prepara crianças, adolescentes e jovens com idade entre 06 e 18 anos para a realização de provas para ingresso em instituições de ensino militar, proporcionando-lhes o preparo adequado e compatível com os altos níveis exigidos por esses colégios.

O 3º Sargento Alves comentou sobre os objetivos do PFM e como ele atuará dentro das escolas da Rede Municipal de Ensino. “Nós oferecemos palestras educacionais para a apresentação das carreiras e escolas militares do país, além de incentivar o esporte, a cultura, o desenvolvimento na postura, a disciplina e o comportamento que ajudam no crescimento do estudante e em seu âmbito pessoal. Também oferecemos atividades de passeios nos quartéis da região”, disse.

O militar também explicou porquê Aracruz está sendo visitada para conhecer o projeto. “Nós temos um raio de abrangência. Já atuamos nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Guarapari, Linhares, Vila Velha, São Mateus e Serra. Como Aracruz está nesse raio, viemos conversar com a secretaria de educação para expor nosso protocolo, pois necessitamos de uma autorização jurídica e da pasta responsável, para posteriormente fazermos o contato com as unidades de ensino e os diretores abraçarem a ideia do projeto. Por fim, vem o processo de inscrição e seu ingresso”, ressaltou.

Após o ingresso do aluno, que continuará normalmente sua rotina escolar, aos sábados, por meio período, serão realizadas as atividades do projeto que tem uma duração de um ano e meio. “Em nosso curso temos três pelotões, sendo o ‘kids’ para crianças do 1º ao 5º ano da Educação Infantil, o projeto ‘Vida Escolar’ para o Ensino Fundamental 2 e projeto de ‘Carreira’, este voltado para o ensino médio”, completou o 3º Sargento Alves.

Ao município também foi solicitado autorização de visita as unidades de ensino para que possa ser feita a entrega dos convites para o conhecimento do projeto. “Vejo essa iniciativa com bons olhos. Esse projeto já está na ativa há 13 anos, ajudando a formar cidadãos em todo o Brasil. Seremos o oitavo município no estado a incorporá-lo. Já autorizamos as escolas a receber os militares, e esperamos poder contar com esses serviços”, disse a secretária da Semed, Jenilza Spinassé.

Projeto Futuro Militar
Fundado em 2012 no estado de São Paulo, o Projeto Futuro Militar foi criado inicialmente com o intuito de preparar jovens com idade entre 14 e 18 anos para a realização de provas para ingresso em instituições de ensino militar, proporcionando-lhes o preparo adequado e compatível com os altos níveis exigidos pelos colégios.

Atualmente, o Projeto Futuro Militar atende também jovens com idade entre 6 e 12 anos, proporcionando-lhes o devido reforço escolar, através da educação moral e cívica, e matérias basilares como português e matemática.

Compartilhe em suas redes sociais: