Valorização indígena em pauta no webinar da Prefeitura de Aracruz
A Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de Aracruz realizou na noite de ontem (19/04) o Webinar de Valorização Indígena. O evento foi transmitido no Youtube da prefeitura e teve cerca de uma hora de transmissão.
O prefeito Dr. Coutinho fez a fala de abertura: “Sabemos que os povos indígenas sofrem com o preconceito, devido suas línguas, religiões e tradições culturais. Por isso, pensamos nesse momento para dar visibilidade à luta e à presença dos povos Tupinikim e Guarani na nossa cidade. É necessário falar da grandeza desse povo e manter forte as raízes e essa cultura tão rica, tão ancestral”.
Em memória aos 521 anos de resistência indígena
O evento foi realizado para comemorar o Dia de Resistência e Luta dos Povos Indígenas, lembrado em 19 de abril. O debate foi organizado em três painéis temáticos: Executivo com representatividade, Desenvolvimento econômico e Indígena contemporâneo.
O tema central do Webinar foi a valorização dos povos indígenas. Móises Mercier, secretário de Turismo e Cultura, fez uma análise do contexto das aldeias de Aracruz. “Somos o único município capixaba que possui índios aldeados no Estado do Espírito Santo, com duas etnias: o Tupinikim e o Guarani. Atualmente são 12 aldeias em Aracruz. Os Tupinikins são remanescentes daqui, já os Guaranis vieram do sul do país na década de 60”.
A gerente de assuntos indígenas da Prefeitura de Aracruz foi uma das convidadas do encontro. Josi Tupinikim falou no painel Executivo com representatividade. “Todos os dias é dia de resistência e hoje é nosso dia de reafirmação, porque cada dia temos que resistir para dar continuidade a valorização da nossa cultura e garantir nossos direitos”.
Já a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, reafirmou a ideia de resistência e existência dos povos indígenas. Ela também falou sobre paradigmas que devem ser rompidos. “Os povos indígenas precisam dessa resistência para manter aquilo que é mais precioso, a sua ancestralidade, a sua cultura, a sua dança, e ainda estarem presentes numa sociedade que tem evoluções tecnológicas. A gente tem que comunicar isso. Talvez o mais difícil seja as pessoas entenderem que este mesmo povo faz parte dessa conectividade mundial, e é preciso quebrar alguns paradigmas”.
Também participaram do "Webinar de Valorização Indígena" o Cacique da Aldeia Nova Esperança Ka’agwy Porã, Marcelo Guarani; o vereador Vilson Jaguareté; o coordenador da comissão de caciques Tupinikim e Guarani, José Luiz Francisco Ramos; o diretor técnico da ADERES, Hugo Tófoli e a Curadora Adjunta de Arte Brasileira do MASP, Sandra Benites.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz
- Política Municipal de Educação Ambiental é destaque no II Seminário de Ciência Cidadã da Unesco
- Arena de verão vai movimentar o litoral de Aracruz com atividades esportivas e incrições para o vôlei de praia 2026
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy