Prefeitura apoia implantação do Espaço Baleia Jubarte em Santa Cruz

A Prefeitura de Aracruz, através da Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur), esteve reunida com o Instituto Baleia Jubarte e o Instituto Ecomaris para tratarem da implantação do Espaço Baleia Jubarte no distrito de Santa Cruz.
O Instituto Baleia Jubarte, criado em 1996, tem a finalidade de oferecer suporte técnico ao projeto de mesmo nome, para promover a proteção e pesquisa destes mamíferos no Brasil. Tendo o turismo e a educação ambiental como dois pilares, o instituto cresceu ao longo das últimas décadas e possui filiais em Vitória/ES e Praia do Forte/BA.
O secretário Moisés Mercier falou sobre a importância da parceria: “Além da criação de um novo atrativo turístico, a iniciativa oferecerá capacitação para agências de turismo, mestres de embarcação, para os moradores do distrito e outros agentes do trade turístico, educação ambiental para estudantes/visitantes e ainda a contratação de mão de obra local para atuarem como monitores do espaço. É importante ressaltar que Santa Cruz tem uma posição privilegiada, visto que o distrito está muito próximo do ponto de avistamento de baleias, o que abre portas para se trabalhar o turismo de base local, possibilitando o desenvolvimento econômico da região”.
Alexandre Góes Batalha, ativista conservacionista e morador de Santa Cruz, disse que “nós só protegemos o que conhecemos. A instalação do Instituto em Santa Cruz impulsionará o turismo na região, tendo em vista que isso ajuda muito na divulgação da presença de baleias na localidade e dá credibilidade para o turismo de obervação desses mamíferos. Também considero muito importante que as grandes empresas deem suporte a projetos como esse”.
Paulo Rodrigues, coordenador do projeto Baleia Jubarte, disse que “prepararemos a comunidade para se beneficiar da presença das baleias, fazemos a pesquisa e monitoramento das baleias no período reprodutivo. Faremos uma exposição permanente com réplicas em tamanho real, esqueletos e outros materiais biológicos para sensibilizar a população quanto à preservação da baleia jubarte.”
Participaram da reunião o secretário Moisés Mercier, Eduardo Camargo (presidente do Instituto Baleia Jubarte), Fabio Medeiros (presidente do Instituto Ecomaris), Rhayrane Pedroni (Sub-secretária da Secretaria de Meio Ambiente), Fernando Lacourt (Turismólogo da SEMTUR) e Naiara Bitti (Coordenadora da SEMAM).
O projeto “Rota da Baleia Jubarte” é uma parceria entre os institutos Ecomaris e Baleia Jubarte, foi aprovado no edital da Fundação Renova e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracruz.
Texto: colaboração da Secretaria de Turismo e Cultura de Aracruz
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Audiência Pública sobre o empreendimento Escola SESI de Referência
- Residencial Barra do Riacho: 6ª convocação dos beneficiários para assinatura de um novo contrato
- Aracruz na mira: Gigante de montadora chinesa atraca em Barra do Riacho
- Carnaval Aracruz 2025
- Aracruz recebe cadernos pedagógicos do projeto Rio Doce Escolar
- Prefeitura de Aracruz prestigia cerimônia de colação de grau dos cursos de Licenciatura em Física e Bacharelado em Biblioteconomia
- "Por uma educação antirracista" é tema de Audiência Pública com secretários municipais
- Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza censo detalhado
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 2ª Chamada EMERGENCIAL/EXTRAORDINÁRIA
- Palestra vai orientar mulheres a iniciarem sua jornada empreendedora no dia 10 de março