Secretaria de Educação se reúne com lideranças indígenas para confirmar a volta presencial das aulas

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Aracruz (Semed) anunciou na última semana que os estudantes da Rede Municipal de Ensino retornarão às escolas no dia 31 de maio, em cumprimento aos decretos estadual e municipal. Na ocasião, a Semed também garantiu que todas as unidades de ensino estão se organizando de acordo com os protocolos de prevenção à Covid-19.
Na tarde desta terça-feira (18/05) uma outra reunião com os indígenas foi realizada com o intuito de ouvir as lideranças para saber se todos estão de acordo com a volta às aulas. A secretária da Semed Jenilza Spinassé, recebeu as lideranças e explicou como será o retorno. “As aulas voltarão com um número mínimo de alunos e será por rodízio, sendo que cada escola irá se estruturar e comunicar as famílias. Na rede regular nós já definimos que as aulas voltam no dia 31 de maio. Está na hora de começarmos, devagar, mesmo porque muitos de nossos alunos não têm acesso à internet, e somente mandar atividades não garante aprendizagem, o que dificulta muito”, ressaltou.
Ainda de acordo com Jenilza, a Semed precisa saber as lideranças querem o retorno das aulas para poder se estruturar. “É necessário saber a decisão de todos, pois isso incide no transporte escolar, alimentação, além do tempo para poder cumprir com essa organização”, explicou.
Em seguida, uma das lideranças de comboios afirmou que eles estão indecisos quanto à volta das aulas presenciais. “Ao mesmo tempo que somos a favor, somos contra. Fizemos uma enquete na nossa comunidade, e ficou meio a meio. Sabemos que tem todo um protocolo e que as escolas estão se preparando há algum tempo para esse retorno. Me preocupo muito com o aluno fora da escola, mas também com a grande interação deles na sala de aula. De quem será a responsabilidade? Quem assumirá o risco caso alguma coisa aconteça?, Questionou.
Os indígenas ainda afirmaram da importância de todos estarem preparados, como a comunidade escolar, lideranças e equipe de saúde. Ficou decidido que até a próxima sexta-feira (21/05) eles irão se planejar e decidir junto às comunidades se irão ou não aderir às aulas presenciais.
A volta dos estudantes para a sala de aula será diferente. As turmas devem ter apenas 25% dos alunos presentes, ou seja, as escolas devem seguir a metodologia de ensino híbrido, que combina atendimentos presenciais e à distância. O retorno será permitido para estudantes que estejam matriculados nas turmas do grupo III da Educação Infantil em diante. Posteriormente, será organizado o retorno das crianças dos grupos I e II.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Audiência Pública sobre o empreendimento Escola SESI de Referência
- Residencial Barra do Riacho: 6ª convocação dos beneficiários para assinatura de um novo contrato
- Aracruz na mira: Gigante de montadora chinesa atraca em Barra do Riacho
- Carnaval Aracruz 2025
- Aracruz recebe cadernos pedagógicos do projeto Rio Doce Escolar
- Prefeitura de Aracruz prestigia cerimônia de colação de grau dos cursos de Licenciatura em Física e Bacharelado em Biblioteconomia
- "Por uma educação antirracista" é tema de Audiência Pública com secretários municipais
- Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza censo detalhado
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 2ª Chamada EMERGENCIAL/EXTRAORDINÁRIA
- Palestra vai orientar mulheres a iniciarem sua jornada empreendedora no dia 10 de março