Semam dá início a implantação do projeto Barraginhas em Aracruz

Publicado em: 19 de maio de 2021
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Início da escavação da Barraginha
Semam dá início a implantação do projeto Barraginhas em Aracruz

O projeto Barraginhas já é uma realidade em Aracruz. Na manhã desta quarta-feira (19), a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de Aracruz, deu início a instalação da primeira Barraginha em uma propriedade rural no município, localizada na comunidade de Santa Maria. O projeto é realizado em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz (Saae), baseado na tecnologia desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).  

O objetivo do projeto é a construção de estruturas para a captação de água de chuva em propriedades rurais do município e, assim, promover a recuperação de pastagem e do solo com erosão. Dependendo das áreas, as Barraginhas podem ser implantadas em curva de nível, ou seja, em um formato de baixo impacto para o manejo em uma estrutura chamada de cochinhos.

Para o secretário da Semam, Aladim Cerqueira, o impacto social do projeto nas propriedades rurais é enorme. “Com o início das construções de Barraginhas ou Cochinhos, vamos contribuir com a vida do homem do campo que tem dificuldade no acesso a captação de água, além de aumentar a produtividade e a relação sustentável entre o produtor rural e os recursos hídricos”.

De acordo com Amadeu Zonzini Wetler, Diretor do Saae, a autarquia participa do projeto como uma forma de compensação ambiental, devolvendo ao meio ambiente o impulso que ele precisa para ser preservado nas próximas gerações. “É importante que os produtores rurais façam adesão ao projeto para que as ações de preservação tenham efeito rápido e imediato na natureza”.

 

O projeto

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) apresentou o projeto Barraginhas durante a live em comemoração ao Dia Mundial da Água, ainda no mês de março deste ano. O objetivo da live foi de apresentar as soluções tecnológicas para a captação de água de chuva, preservação do solo, reflorestamento de áreas degradadas, contribuindo para o aumento da sustentabilidade hídrica. Durante a apresentação, o pesquisador da Embrapa, Luciano Cordoval, que é Engenheiro Agrônomo e autor da tecnologia Barraginhas e Cochinhos – Plantando Água no Espírito Santo, mostrou o resultado do projeto implantado em municípios capixabas.  

No começo do mês de maio, técnicos e operadores de máquinas das secretarias de Meio Ambiente (Semam) e Agricultura (Semag), além de funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz (SAAE), estiveram em Atílio Vivacqua, município referência em conservação de água, para participaram de um treinamento dentro do programa “Barraginhas”.  

Compartilhe em suas redes sociais: