Aracruz sedia Plenária Estadual de Conselhos de Saúde e I Mostra de Práticas Educativas no SUS

O município de Aracruz está sediando hoje (21), a IX Plenária Estadual de Conselhos de Saúde e amanhã (22), a I Mostra de Práticas Educativas no SUS (Sistema Único de Saúde), realizadas para inserir e criar novas propostas de saúde em âmbito estadual, para serem levadas à votação na Plenária Nacional. Essas propostas, definidas por meio da participação dos usuários da saúde, prestadores de serviços, governo e profissionais de saúde, vão estabelecer quais serão as novas diretrizes que vão nortear as ações de saúde de todos os municípios do Espírito Santo. O evento está sendo realizado no Sesc Praia Formosa, em Santa Cruz.
A solenidade de abertura aconteceu nesta manhã, contando com a presença do prefeito de Aracruz, Ademar Devens, do secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, dentre outras autoridades de Estado. O secretário de Saúde, Evilasio Oliveira Costa, secretários municipais e membros dos Conselhos Municipais de Saúde de todo o Estado, também estiveram presentes no evento. O prefeito falou da alegria em o município sediar este grande evento, dos desafios de trabalhar com a saúde pública, dando destaque à motivação dos profissionais de saúde. “A saúde é o grande desafio das políticas públicas. Enfrentamos muitos problemas e desafios, principalmente, porque projetos de leis federais são criados, mas não temos condições de arcar com tudo que está estabelecido na Lei. O que nos fortalece é a motivação que, mesmo em meio as dificuldades enfrentadas, nós profissionais buscamos sempre oferecer à nossa população um serviço de qualidade, já que vidas podem ser salvas a cada ação. Esse encontro é uma forma de levarmos até o Governo Federal propostas que promovam melhorias à saúde pública de todo o Estado”, disse.
O secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo e presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Anselmo Tozi, fez um panorama dos trabalhos já desenvolvidos e destacou as atividades que estão sendo executadas neste momento, pelo Governo do Estado, como a construção de modernas Unidades de Saúde, Centros de Tratamento ao Toxicômano (CTT), capacitação de multiplicadores da Atenção Primária à Saúde, dentre outros serviços e, falou da plenária. “Que nesta plenária possam ser destacadas propostas para mostrar novos caminhos para a saúde pública, aumentando assim, a força para organizar o Sistema de Saúde do Estado do Espírito Santo”, frisou.
Para o secretário de Saúde de Aracruz, Evilasio Oliveira Costa, “este é um momento único, porque aqui os usuários da saúde, juntamente com prestadores de serviços, governo e profissionais da saúde vão elaborar um documento com as propostas de ações para as novas diretrizes para à saúde do país. Este é um passo muito importante para a qualidade dos serviços prestados à população”.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde publica 3ª Convocação do Processo Seletivo n.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: 75ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Obra que integra sistema de esgotamento na região da Praça da Paz inicia nos próximos dias
- Cerimônia marca o lançamento do Programa Escola Saudável na Rede Municipal de Ensino
- Divulgada programação da Conexão Agro Jacupemba, que acontece entre os dias 26 a 28 de junho
- Atletas de Aracruz disputam finais estaduais de Vôlei de Praia Escolar em Guarapari
- Segurança Alimentar e Nutricional é tema de reunião entre secretarias municipais e Governo do Estado
- Processo Seletivo Simplificado: Polo UAB oferta 10 vagas para curso de Licenciatura Letras Português (EAD)
- 26ª Expo Aracruz: Informativo 002 do Edital 017/2025
- Aracruz participa do Encontro do Núcleo Regional do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Nupaes) e Sistemática de Acompanhamento e Avaliação de Resultados (SAAR N3)