Em seis meses Aracruz alcança marca de 1.000 km de estradas rurais recuperadas pela Secretaria de Agricultura
Nesta quarta-feira (23), Aracruz chegou à marca de 1.000 km de estradas vicinais recuperadas a partir dos serviços de patrolamento da Secretaria de Agricultura (Semag). Vias que estavam esburacadas e outras que há anos não passavam por manutenção, agora estão mais fáceis para trafegar e melhoram o trabalho de produtores rurais do município, além de aumentar a segurança para os moradores que passam pelo trecho.
Pelo menos 70% das estradas vicinais de Aracruz foram patroladas entre janeiro e junho deste ano. O patrol e o trator esteira estão operando cotidianamente e o serviço foi realizado em todos os distritos do município. “Em alguns lugares as pessoas não conseguiam se quer passar de carro, e a qualidade das estradas está totalmente relacionada ao trabalho do campo, porque interfere diretamente no processo de escoamento dos alimentos e produtos. Nossa meta é concluir a manutenção de todas as estradas vicinais de Aracruz até o fim do ano, inclusive as que dão acesso às propriedades”, explica o secretário municipal de Agricultura, Mauro Demartha.
No Morro do Óleo, comunidade próxima ao Monte Serrat, a estrada que dá acesso à rodovia estava há pelo menos seis anos sem os serviços de manutenção. O transporte da produção dessa região era difícil devido as condições da via. No início de junho, a realidade mudou no local após o patrolamento. “A gente se sentia ilhado. Esse atendimento ao produtor rural é muito importante, porque as vias estavam em péssima qualidade, o que nos atrapalhava na hora de escoar a produção”, disse o produtor Adolfo Monfardini Golçalves.
O prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, e o vice-prefeito, Beto Vieira, estão acompanhando de perto os serviços de patrolamento de estradas vicinais do município. Vias de Santa Rosa, Cachoeirinha, Guararema, Pau Preto, Santa Maria, Pelado, aldeia Córrego do Ouro, Gimuhuna, Ribeirão do Cruzeiro, Córrego do Índio e São José são algumas das localidades que também receberam o serviço este ano.
“Temos muito respeito aos produtores rurais do município e entendemos que realizar a manutenção das estradas é uma questão básica para manter a qualidade da nossa produção. A agricultura de Aracruz é valiosa para nós. Estamos empenhados para continuar realizando este trabalho com dedicação e compromisso”, afirmou Dr. Coutinho.
Dia do Lavrador
Na mesma data em que Aracruz comemora o bom resultado nos serviços de patrolamento é também lembrado o Dia do Lavrador. O 23 de junho é um momento em homenagem aos trabalhadores do campo que, com a prática passada de geração em geração, tornou a terra frutífera às mais diversas culturas. Preparação do solo, adubação, irrigação, tratos culturais, controle de pragas, colheita, nada é realizado, com eficiência e virtuosidade, sem o labor do homem e da mulher do campo.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap