Escola Luiza Silvina Jardim Rebuzzi promove Terceira Semana Cultural Afro-brasileira
![Escola Luiza Silvina Jardim Rebuzzi promove Terceira Semana Cultural Afro-brasileira](/img/imagem-padrao.jpg)
Segue até amanhã (19), a “Terceira Semana Cultural Afro-brasileira”, que acontece na EMEF “Luiza Silvina Jardim Rebuzzi”, das 9h30 às 11h30 e das 15h às 17h. Para a realização do evento, os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, dos turnos matutino e vespertino, realizaram estudos sobre artistas, cantores e escritores negros da sociedade brasileira sob a orientação dos professores de Língua Portuguesa. A partir desses estudos, foram produzidos murais com figuras, fotos, produção de textos escritos pelos próprios alunos, biografia de escritores negros que está aberto para a comunidade visitar. O evento teve início na quarta-feira (17).
Durante uma semana, aproximadamente 980 alunos realizaram pesquisas sobre contos e escritores africanos no laboratório de Informática, além de terem feito leitura de livros na biblioteca. Para a diretora da escola, Débora Amorim Gomes Barbosa, o evento representa primeiramente, a questão de inclusão social de todos os agentes de uma sociedade, o estudo e conhecimento da Lei 10.639/03 dentro do currículo escolar. “Quando temos o conhecimento de nossos direitos e deveres enquanto cidadãos, sabemos respeitar as diferenças existentes na sociedade, além de ajudarmos ativamente na mudança de postura que precisamos ter frente a situações preconceituosas. É a oportunidade de conhecermos o direito do outro enquanto cidadão dentro do contexto escolar. É o direito a educação igualitária para todos”, finalizou.
O evento é aberto ao público e voltado para os alunos, professores, pedagogos, equipe de funcionário da escola e comunidade local. Durante o evento os participantes terão acesso a sessão de fotos, recital de poesias com literatura Afro-brasileira, danças, exposição em murais, além do projeto sobre heróis negros feito pelo 9º ano “E” do Ensino Fundamental. Também será feito o estudo da Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana na educação do Ensino Fundamental e Médio nas instituições de ensino ministrado pela diretora da escola, Débora Amorim Gomes Barbosa e pela professora de Educação Especial, Eliete Gonçalves Santiago, aos alunos do 1º ao 9º ano e aos professores da escola.
CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:
QUINTA-FEIRA (18/11)
- estudo da Lei 10.639/03 pelos alunos do 1º e 9º do Ensino Fundamental e professores da escola;
- apresentação de vários projetos desenvolvidos durante o ano, em sala de aula, nas diversas áreas do conhecimento.
SEXTA-FEIRA (19/11)
- apresentações artísticas e culturais feitas com ritmos e danças afros, pelos alunos do 1º ao 9º do Ensino Fundamental, dos turnos matutino e vespertino, valorizando as contribuições artísticas da cultura Afro-brasileira.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 1ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Equipes da prefeitura estão trabalhando a todo vapor
- Cinco anos de serviços prestados pelo Centro de Hemodiálise em Aracruz
- Ministério da Educação premia o município de Aracruz com o Selo Ouro em Alfabetização
- Lego Braille Bricks chega às escolas da Rede Municipal de Aracruz para promover inovação e inclusão
- Tem obra para ser entregue
- Secretaria de Agricultura propõe curso para cacaueiros
- Operação bloqueio de transmissão
- Residencial Barra do Riacho: convocação dos beneficiários para assinatura de um novo contrato
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 57ª Chamada