Visita técnica em espaço que vai receber o Centro de Referência das Juventudes foi realizada nesta quinta-feira (06)

O prefeito Dr. Coutinho, junto ao seu vice Beto Vieira, recebeu na manhã desta quinta-feira (6), o secretário interino de Estado de Direitos Humanos (SEDH), Geovanni Lima, para uma visita técnica no prédio que irá abrigar o Centro de Referência das Juventudes (CRJ). No dia 29 de dezembro foi assinado o convênio de implantação do projeto que visa ações de proteção social do Programa Estado Presente: Segurança Cidadã.
Também estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds), Dileuza Marins Del Caro, o secretário de Turismo e Cultura (Semtur), Moisés Mercier, que está interinamente na pasta de Esporte, Lazer e Cultura (Semesp), a especialista em Ações Dialógicas da SEDH, Hingridy Fassarella, representantes da Associação Amigos da Justiça, Cidadania, Educação e Arte, que farão a gestão e atuarão nas atividades, além dos vereadores Cecéu e Carlito Candin.
Essa visita teve como objetivo avaliar as instalações das salas do prédio onde funciona o Teatro Municipal “Dr. José Maria Coutinho” e dar orientações quanto a adequações. Vale ressaltar que todas as atividades culturais continuam sendo realizadas normalmente.
O objetivo do CRJ é criar oportunidades de integração social e contribuir para a redução dos índices de violência para jovens com faixa etária de 15 a 24 anos. Será um espaço de garantia dos direitos dos jovens aracruzenses, conforme o Estatuto da Juventude (Lei Nº 12.852/2013), e contará com uma equipe interdisciplinar formada por psicólogos, assistente social, terapeuta ocupacional, educadores, além de promover cursos, oficina de profissionalização, esporte e cultura, entre outros, de forma gratuita, para que esses jovens entendam a real importância de se viver a juventude com autonomia.
"Nosso trabalho em Aracruz já começou com o mapeamento dos jovens e ações de mobilização. Em breve, vamos inaugurar o CRJ Aracruz. Já começamos a atuar em outras cidades, como Serra, Vila Velha e Cachoeiro, que também estão em processo de mobilização. No total serão 14 CRJs no Estado para que as nossas juventudes tenham mais oportunidades. Eles são o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo”, explicou o secretário de Estado de Direitos Humanos em exercício, Geovanni Lima.
De acordo com o prefeito, os jovens que vivem na ponta da vulnerabilidade social terão oportunidades. “Dentro de alguns meses a juventude que será atendida pelo projeto poderá usufruir de um espaço dedicado a eles, com muitas oportunidades que irão mudar o rumo das suas vidas. A implementação das políticas públicas e o olhar específico para os nossos jovens só demonstram a preocupação do Governo do Estado em contribuir de forma certeira com a mudança de muitos que farão uso do CRJ. Esse será um espaço muito acolhedor e que, com certeza, virá para somar com a construção da cidadania da nossa juventude”, comentou Dr. Coutinho.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 1º Pedal Solidário do Ifes acontece neste domingo (31)
- Nova Unidade Odontológica Móvel reforça atendimentos em Aracruz
- 2º Seminário de Educação Infantil discute as práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas
- Inscrições abertas para o Curso de Guarda-vidas
- Ação no centro de Aracruz acolhe pessoas em situação de rua
- Saúde mental: Programa Saúde na Escola destaca o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi)
- Convocação Nº 003, Edital 001/2025 - SEMSA
- Aracruz realiza a XII conferência Municipal de Saúde
- Aracruz terá primeira conferência dos direitos humanos
- ParkLog ES: maior investimento portuário do estado tem Aracruz como cidade âncora