Prefeitura e Polícia Civil realizam ações de enfrentamento à violência contra a mulher em Aracruz
Conscientizar a população que a violência contra a mulher pode ser evitada é o objetivo da ação que a Polícia Civil do Estado do Espírito Santo, por meio da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, realizou nesta segunda-feira (21), na Praça Monsenhor Guilherme Schimitz. O movimento contou com o apoio da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds), do Superintendente da Regional Norte, Dr. João Francisco Filho e da Delegada Titular da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), Drª Amanda da Silva Barbosa.
As equipes da Polícia Civil conversavam e orientavam quem passava pela praça. Elas percorreram o comércio e, além disso, a Delegacia Móvel, que funciona em um ônibus equipado, também esteve à disposição de mulheres que foram vítimas de violência doméstica e familiar, ou vítimas de crimes contra a dignidade sexual.
“Vamos dialogar com a população e mostrar os tipos de violência e todos os meios que as mulheres podem utilizar para realizar a denúncia. Precisamos descontruir esses atos machistas e chamar a sociedade para lutar junto conosco e além de tudo, reforçar que essa luta não é só das mulheres, mas de todos nós”, destacou Cláudia Dematté, Delegada Chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher.
A Delegada titular da DEAM de Aracruz, Drª Amanda da Silva Barbosa, falou das ações que são realizadas no município para combater a violência contra a mulher. “Aqui na cidade registramos muitos casos de estupros de vulneráveis em meninas e ameaças e violência corporal em mulheres já adultas e por isso, realizamos palestras informativas e orientativas em escolas e no Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) para levar as informações necessárias”.
Dileuza Marins, secretária da Semds, destacou que a violência está presente no cotidiano das mulheres. “Desde o assédio moral e sexual, até o feminicídio, são diferentes tipos de violência, mas que marcam a vida de muitas brasileiras. Por isso, realizar ações como essa, contribuem para alertar e trabalhar com a sociedade a prevenção da violência e com isso, diminuir os números que tanto nos assustam”, finalizou.
As ações de enfrentamento à violência contra a mulher acontecem em âmbito nacional durante todo o mês de fevereiro e início de março, em razão da Operação Resguardo II, comandada pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Operações Integradas (SIOP). No Espírito Santo as ações fazem parte do Projeto "Divisão e DEAM'S Itinerante", sob gerência e coordenação da Delegada Chefe da Divisão Dra. Cláudia Dematté.
A vereadora Ettiene Coutinho esteve na Praça Monsenhor Guilherme Schimitz e acompanhou o início das ações.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Aracruz participa do Encontro Estadual dos Dirigentes Municipais de Educação
- Orçamento Cidadão: projeto da Praça São Sebastião foi apresentado aos moradores da Barra do Riacho
- Aracruz marca presença no 1° encontro do Ciclo de Gestão do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Alistamento Militar deve ser feito até o dia 30 de junho
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 12ª Chamada
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 60ª Chamada
- Ação Cidadã: Pessoas em situação de rua recebem atendimentos no Mercado Municipal
- Protocolo de Prevenção e Enfrentamento à Violência Escolar é lançado em Aracruz
- Projeto Ler o Mundo chega a Aracruz para implantar biblioteca na escola
- Polo UAB de Aracruz recebe alunos de licenciatura em Letras para aula inaugural