Alunos da EMEF “José Marcos Rampinelli” participam de palestra sobre astronomia

Dando continuidade ao “Projeto Escola que faz e mostra”, aconteceu na manhã desta segunda-feira (23), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “José Marcos Rampinelli'', uma palestra sobre astronomia para os alunos do 5º ano. O Projeto foi idealizado e desenvolvido pela professora Alfrediane Klauss Ludtk, e fechando os conteúdos do primeiro semestre, a palestra foi ministrada pelo professor de Física, Fabrício Antunes, que encantou os alunos com seus telescópios de vários tamanhos.
Fabrício estudou Análise e Desenvolvimento de Sistemas e fez seu Mestrado em Ensino de Física no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Ele explicou aos alunos as características de cada telescópio. “Ainda no século XVII, o astrônomo Galileu Galilei, mesmo sem muitos recursos, construiu seu primeiro telescópio. O refrator, por exemplo, é o mais fino, com a lente na ponta. Ele serve para enxergarmos corpos pequenos e distantes, como a lua por exemplo. Já o refletor, que é maior e mais grosso, foi aprimorado por Isaac Newton. Possui um espelho que reflete a luz para uma lente, permitindo ver com mais detalhes os corpos, como as crateras de um planeta, pois quanto maior é a abertura, maior é a distância que podemos ver”, explicou.
Prestando atenção em cada palavra dita pelo professor, os alunos também demonstraram muita curiosidade e fizeram perguntas sobre o universo. Fabrício demonstrou de uma forma bem prática, colocando uma bola amarela sobre um pano azul, que o sol e os planetas deformam o “tecido” do espaço-tempo. “Eisntein já dizia que a massa maior do sol deforma o espaço-tempo, fazendo uma parede onde os planetas orbitam. Aqui nessa prática existe uma perda de energia com o atrito das bolas com o tecido, o que não acontece no espaço, por isso os planetas não param de girar”, disse.
Os alunos também aprenderam sobre os sóis, conhecidos como estrelas, e os cinturiões formados por elas. “Vocês já ouviram falar das famosas Três Marias? Na verdade, não são as três marias, e sim o Cinturão de Orion, marcando a ‘cintura’ de um gigante, e perto de sua ‘cabeça’ a Betelgeuse, uma estrela supergigante vermelha, que está sendo estudada pela Nasa pois ela cresceu muito. Como a luz viaja no espaço a uma velocidade de 300 mil quilômetros por segundo, e essa estrela está muito longe, se ela morreu, só receberemos essa informação quando essa luz chegar até nós”, detalhou.
Ainda foi ensinado aos estudantes o que é e como se formam os buracos negros. “Este é o fantástico mundo da física e da astronomia. Não é sobre física, e sim como encantar as pessoas. Esse momento com os alunos da EMEF José Marcos Rampinelli foi inesquecível”, comemorou o professor.
A diretora Marta Aiolfi dos Santos comentou sobre o Projeto Escola que Faz e Mostra e o que representou essa palestra aos alunos. “O projeto tem a finalidade de divulgar e mostrar o que o professor faz no ‘miudinho’ da sala de aula. Nós divulgamos os resultados por Whatsapp para cada dois contatos da Diretora junto à Semed, e também pelas redes sociais da escola. Os alunos estão maravilhados e com a autoestima lá encima. As explicações foram excelentes, sem contar a inclusão que foi proporcionada”, disse.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Orçamento Cidadão: projeto da Praça São Sebastião foi apresentado aos moradores da Barra do Riacho
- Aracruz marca presença no 1° encontro do Ciclo de Gestão do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Alistamento Militar deve ser feito até o dia 30 de junho
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 12ª Chamada
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 60ª Chamada
- Ação Cidadã: Pessoas em situação de rua recebem atendimentos no Mercado Municipal
- Protocolo de Prevenção e Enfrentamento à Violência Escolar é lançado em Aracruz
- Projeto Ler o Mundo chega a Aracruz para implantar biblioteca na escola
- Polo UAB de Aracruz recebe alunos de licenciatura em Letras para aula inaugural
- Superação: Usuários da Apae iniciam aulas de Hidroterapia no Complexo de Saúde (CSA)