Resultados das avaliações de desempenho pelos gestores e escolas é tema de palestra
Gestores, coordenadores pedagógicos, pedagogos, professores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura de Aracruz assistiram na tarde desta segunda-feira (11/04), a palestra “Utilização dos resultados das avaliações de desempenho pelos gestores e escolas”, no auditório da EMEF Placidino Passos. No encontro foram destacados os resultados das avaliações externas do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (PAEBES) e Prova Brasil, os níveis de aprendizado e avaliações em sala de aula no Estado.
O encontro foi ministrado pelo coordenador de Divulgação e Publicação de Resultados na Unidade de Avaliação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED-UFJF), cursando doutorado na Universidade de Juiz de Fora, na linha de Pesquisa em Gestão, Políticas Públicas e Avaliação da Educação, Anderson Córdova Pena. A subsecretária de Educação, Andréa Cristina Almeida ressaltou a importância do encontro. “Foi um momento muito importante porque abordamos as discussões que os profissionais da Educação vivenciam na escola e também na Secretaria, sobre a avaliação externa. O palestrante nos colocou situações que nos fez refletir quais critérios temos usado, quais resultados temos alcançado e o que precisa ser feito para melhorar ainda mais a aprendizagem do aluno na sala de aula”, disse.
O palestrante Anderson Córdova Pena destacou que a avaliação externa é um assunto que sempre tem sido colocado em pauta. “A cada ano estamos melhorando a qualidade do nosso ensino e a avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDBE), norteia a escola montar um quadro de gestão e ação dentro da instituição, por ser a grande medida capaz de fazer o gestor entender quais pontos devem ser trabalhados. A escola tem o poder de mobilizar e romper a imobilidade social. Para levar crescimento social para o povo o sistema educacional tem que ter qualidade, universalidade (atendimento para todos) e fluxo (permanência do aluno na escola)”.
O diretor da EMEF Zenília Varzém Ribeiro e da EMP Nova Esperança, Pedro Manoel Ribeiro, disse que “nós profissionais da educação, precisávamos mesmo conhecer a fundo o sistema de avaliação externa para comparamos com os internos, para assim, sabermos qual direcionamento devemos tomar na escola”.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento