Chegada de Estaleiro em Aracruz vai gerar mais de oito mil empregos
Estaleiro será construído próximo ao Porto da Barra do Riacho.
Foi anunciada oficialmente na segunda-feira passada (18), no Palácio Anchieta, a construção do estaleiro Jurong Brasil, em Barra do Riacho, Aracruz. No encontro estavam reunidos representantes da empresa, do governo, empresários e políticos para assinatura do protocolo de intenções que dá a partida para realização do projeto.
Com a assinatura do documento que oficializou o interesse da companhia na construção do estaleiro, serão iniciados os estudos das correntes marinhas para elaboração do projeto de engenharia. As obras deverão ser iniciadas em meados do próximo ano. Antes, a empresa precisa concluir o projeto e aguardar a aprovação do pedido de licenciamento ambiental.
De acordo com o Secretário Estadual de Desenvolvimento, Guilherme Dias, o projeto começa a ser elaborado em duas semanas e a estimativa da empresa é de investir R$ 500 milhões para a construção do estaleiro, no qual serão feitas sondas de perfuração, barcos de apoio, plataformas, além de reparos de navio. “Até meados de 2009, as obras serão iniciadas. A previsão é de dois anos de construção, período durante o qual 3,5 mil operários vão ser contratados, entre eles, pedreiros, ferreiros e engenheiros. Já para entrar em atividades, serão 5 mil profissionais”, disse.
O diretor-regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-ES), Robson Santos Cardoso, disse que a tendência é gerar mais mão-de-obra do que outras empresas já sediadas no Estado quando entrarem em operação. “Para construir um navio e plataforma, por exemplo, precisa de muitos soldadores, caldeireiros, mecânicos e eletricistas”.
Para garantir que a mão-de-obra local seja aproveitada neste e em outros investimentos em Aracruz, cursos de capacitação e qualificação começam a ser realizados a partir do próximo mês. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico (Semde) da Prefeitura de Aracruz, Divaldo Crevelin, serão criadas turmas de 30 alunos, em média, para os cursos que vão ser realizados em parceria com a Federação da Indústria do Espírito Santo (Findes). “Só conseguimos criar uma condição favorável para esses projetos serem implantados no município com investimento no indivíduo, na sua capacitação”, afirmou.
Crevelin ressaltou ainda que a Prefeitura de Aracruz disponibilizou as instalações para que as instituições técnicas comecem, já no próximo mês, a capacitação dos capixabas que trabalharão nas obras civis da construção do estaleiro e do Terminal de Gás Liquefeito (TGLP).
A Jurong Shipyard, empresa do setor naval de Cingapura, é uma grande fornecedora da Petrobrás e a prioridade do estaleiro será a construção de embarcações para atender à demanda interna, principalmente da estatal brasileira.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo