Teatro Municipal lotado nas apresentações do Projeto “É bom ser Criança”

Na noite da última sexta-feira, 25, no Teatro Municipal “Prof. Dr. José Maria Coutinho” aconteceu a culminância do Projeto “É bom ser Criança”, desenvolvido entre os meses de agosto e novembro de 2011, no CMEI “Vera Lúcia Devens Rabello”, com 192 crianças da Educação Infantil, na faixa etária de 02 a 06 anos. Durante aproximadamente quatro meses as professoras e as Auxiliares de Professor de Educação Infantil (APEI's) realizaram atividades relacionadas com os princípios descritos na Declaração dos Direitos das Crianças, todos voltados à realidade e vivência das crianças, por meio de apresentações de danças coreografadas, dramatizações e encenações envolvendo o tema “Como é bom ser Criança”.
Quase 400 pessoas estiveram presentes no evento, entre eles professores, APEI's, pedagogas, a secretária de Educação, Ilza Rodrigues e a diretora escolar, Daniele Dettogni Piol, alunos e toda equipe de profissionais da escola “Vera Lúcia Devens Rabello”, além de pais e familiares. Para os pais dos alunos da Educação Infantil, Renan (04) e Tobias (02), Renato Soeiro Rocha (38) e Fabiani Pissinatti Rocha (31), a iniciativa da escola com o projeto é muito bem-vinda. “Nós enquanto pais trabalhamos atitudes e valores que devem ser respeitados pelas crianças no dia a dia e em toda a sua vida, por isso, é muito bom saber que a escola trilha o mesmo caminho na educação de nossos filhos. Com o projeto, o Renan que era tímido com os colegas ficou mais sociável, melhorou muito a sua desenvoltura. Já, o Tobias, melhorou muito a sua autonomia na hora da alimentação. Além disso, o projeto promoveu a interação entre pais e filhos”.
De acordo com a diretora escolar, Daniele Dettogni Piol, o projeto viabilizou um espaço de discussão e reflexão sobre os direitos da criança de forma interdisciplinar. “As atividades foram desenvolvidas de forma lúdica e exploraram os diversos ambientes da escola e fora dela. Além disso, foram feitas receitas que despertaram o gosto pela alimentação e realizadas palestras para que as crianças compreendessem as diferenças que existem entre elas, respeitando as suas individualidades e ao mesmo tempo trabalhando a curiosidade e a reflexão junto aos seus familiares”. Ainda segundo Piol, o principal foco do trabalho foi valorizar o tempo da infância de cada criança, onde a brincadeira representa papel fundamental para o seu desenvolvimento.
Segundo a secretária de Educação, Ilza Rodrigues, é notável o envolvimento das crianças nas diversas atividades do projeto. “Estou emocionada em ver como as crianças têm a capacidade de observar e compreender que há diferenças entre as pessoas, mas o que de fato importa é aceitá-las como são. O mais bacana no projeto é que explora o lúdico, o movimento, a dança, despertando assim a imaginação e o interesse das crianças”.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Aracruz participa do Encontro Estadual dos Dirigentes Municipais de Educação
- Orçamento Cidadão: projeto da Praça São Sebastião foi apresentado aos moradores da Barra do Riacho
- Aracruz marca presença no 1° encontro do Ciclo de Gestão do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Alistamento Militar deve ser feito até o dia 30 de junho
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 12ª Chamada
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 60ª Chamada
- Ação Cidadã: Pessoas em situação de rua recebem atendimentos no Mercado Municipal
- Protocolo de Prevenção e Enfrentamento à Violência Escolar é lançado em Aracruz
- Projeto Ler o Mundo chega a Aracruz para implantar biblioteca na escola
- Polo UAB de Aracruz recebe alunos de licenciatura em Letras para aula inaugural