Estaleiro Jurong Aracruz lança pedra fundamental

Na manhã desta segunda-feira (19), a multinacional cingapuriana Jurong Shipyard oficializou, com o lançamento da pedra fundamental, o início das obras do Estaleiro Jurong Aracruz - EJA. O evento reuniu empresários e lideranças políticas e comunitárias de todo o estado e contou ainda com a presença do governador, Renato Casagrande, da Ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Iriny Lopes, representando a presidenta Dilma Roussef, e do prefeito de Aracruz, Ademar Devens.
“Muitos se questionam se Aracruz está preparada para receber um empreendimento deste porte e eu digo com segurança que nós estamos, por causa de todos os investimentos em infraestrutura, habitação, saúde, educação e projetos sociais realizados nos últimos anos. Nosso investimento saiu de 5% para 18% do PIB, e o resultado disso é que fomos eleitos a terceira cidade capixaba com melhor qualidade de vida”, ressaltou o prefeito Dr. Ademar que concluiu sua fala dando boas-vindas à Jurong: “Aracruz significa “altar da cruz”, o que já mostra que aqui é um lugar abençoado. Sejam bem-vindos ao solo e ao mar de Aracruz.”
O EJA terá área total de 825 metros, com dique seco de 510m X 120m e 11m de profundidade, e atenderá as demandas da indústria do petróleo, com a construção e reparo de navios sonda, navios plataforma e plataformas de petróleo. A expectativa é de que 70% das obras sejam concluídas em setembro de 2013, já sendo possível começar a fabricação no mesmo ano da primeira sonda de perfuração, com o mais moderno padrão de tecnologia do mundo. Se o rumo das obras seguir conforme o planejado, o estaleiro deve entrar em operação completamente em 2014.
“O Espírito Santo está ocupando um espaço significativo no desenvolvimento nacional e eu estou aqui para garantir, em nome da presidenta Dilma, que o Governo Federal se empenhará para que este empreendimento, e todos os outros futuros, caminhe conforme o planejado, com respeito ao meio ambiente e com o objetivo principal de se reverter em benefícios para a população do nosso estado”, disse a ministra Iriny Lopes.
O diretor presidente do Conselho da Sembcorp Marine, holding que engloba a Jurong Shipyard, Goh Geok Ling, veio ao Brasil especialmente para o lançamento da pedra fundamental do EJA. “Estamos animados com este empreendimento aqui em Aracruz. Temos 500 milhões de reais comprometidos com o Estaleiro Jurong Aracruz, que é o maior investimento da empresa fora de Cingapura, e onde funcionarão equipamentos de última geração. Nós estamos certos de que o estaleiro vai trazer prosperidade para o município”, disse em seu pronunciamento.
O EJA irá gerar 2,5 mil empregos diretos e indiretos na fase da construção e outros 5,5 mil durante a operação. Para que a maior parte das vagas necessárias sejam ocupadas por moradores de Aracruz e região, a Prefeitura, o Governo do Estado e a própria Jurong já estão investindo em qualificação da mão de obra. Como exemplo, está o esforço da administração municipal para a instalação das unidades do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, do Centro Integrado Sesi/Senai/Iel e da Universidade Aberta do Brasil e outras iniciativas estão previstas.
“A Jurong já construiu 14 plataformas de produção e quatro sondas de perfuração para a Petrobras, sendo, desta forma, o maior fornecedor de plataformas da estatal. Aqui no Estaleiro Jurong Aracruz, nós iremos construir a primeira sonda de perfuração do Brasil, que será uma das mais modernas do mundo. Por isso, estamos investindo em qualificação e vamos enviar 15 alunos do IFES para estudar em uma escola técnica de Cingapura, já com contrato assinado para trabalhar no EJA”, revelou o diretor presidente da Jurong Brasil, Martin Cheak Kok Chon.
O estaleiro também colocará em ação, já no início de 2012, um plano de capacitação profissional para a fase de implantação, em parceria com escolas e entidades da região, que deve atingir 500 moradores de Aracruz. A empresa também já está cadastrando profissionais – que serão capacitados posteriormente – para a fase de operação em sua página na internet www.jurong.com.br.
“A região do litoral norte do Espírito Santo está se desenvolvendo muito nos últimos anos, com muitas empresas grandes se instalando, a exemplo do Estaleiro Jurong aqui em Aracruz. Esse é um polo fundamental para a economia do Espírito Santo e eu firmo aqui um compromisso, em nome do Governo do Estado, de fazer investimentos nessa região, especialmente no que se refere à capacitação da mão de obra”, garantiu o governador Renato Casagrande.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tcardoso@aracruz.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Aracruz participa do Encontro Estadual dos Dirigentes Municipais de Educação
- Orçamento Cidadão: projeto da Praça São Sebastião foi apresentado aos moradores da Barra do Riacho
- Aracruz marca presença no 1° encontro do Ciclo de Gestão do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Alistamento Militar deve ser feito até o dia 30 de junho
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 12ª Chamada
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 60ª Chamada
- Ação Cidadã: Pessoas em situação de rua recebem atendimentos no Mercado Municipal
- Protocolo de Prevenção e Enfrentamento à Violência Escolar é lançado em Aracruz
- Projeto Ler o Mundo chega a Aracruz para implantar biblioteca na escola
- Polo UAB de Aracruz recebe alunos de licenciatura em Letras para aula inaugural