Cata do caramujo africano acontece amanhã (24/01) em Aracruz

Publicado em: 23 de janeiro de 2012
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Cata do caramujo africano acontece amanhã (24/01) em Aracruz

Amanhã (24/01), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com apoio da Coordenação Regional de Barra do Sahy vai realizar a cata do caramujo africano na beira-mar. Os trabalhos têm início às 7h30. O molusco oferece perigo à saúde do homem, podendo transmitir doenças. A melhor forma de prevenção é a catação manual com luvas descartáveis ou sacos plásticos e sua destruição. 

O molusco apresenta coloração castanha com listras amarelas e chega medir até 15 centímetros e tem preferência por lugares úmidos. Para evitar seu reaparecimento é preciso manter os quintais sempre limpos, sem mato e entulhos, que podem oferecer condições para abrigo desses animais. Os caramujos vivos não devem ser jogados em terrenos baldios, ruas, matas e restingas. Em época de chuvas constantes a incidência do molusco é maior, principalmente nas regiões litorâneas, como é o caso de Aracruz.

 

Alguns cuidados devem ser tomados para evitar que o caramujo transmita doenças, por isso, não o utilize na alimentação, lave corretamente frutas e legumes com água e vinagre antes do consumo, se for tocar no molusco utilize luvas descartáveis.

 

A doença transmitida pelo caramujo africano causa sintomas como febre prolongada, vômito, dor abdominal e perfuração intestinal com hemorragia. Em caso de aparecimento destes sintomas é preciso procurar, imediatamente, o serviço de saúde mais próximo de casa.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: