Escolas públicas de Aracruz ganham reforço na segurança a partir da próxima segunda-feira (06/02)

Publicado em: 03 de fevereiro de 2012
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: A Patrulha Escolar começa a atuar a partir da próxima segunda-feira (06)
Escolas públicas de Aracruz ganham reforço na segurança a partir da próxima segunda-feira (06/02)

Escolas públicas de Aracruz ganham reforço na segurança. É a Patrulha Escolar, que começa a atuar a partir da próxima segunda-feira, 06 de fevereiro. O sistema de proteção escolar e os serviços de videomonitoramento das vias públicas, por meio de câmeras (videoproteção), fazem parte do Programa de Defesa Social de Aracruz que foi instituído pelo Decreto n.º 23.334, de 25 de janeiro deste ano. 

A Patrulha Escolar será composta por agentes uniformizados, em veículos caracterizados que percorrerão diariamente as escolas do município nos períodos das aulas (início e término dos turnos, nos horários dos intervalos e dos recreios) trabalhando, exclusivamente, no atendimento das escolas, cuidando do que acontece em seu interior e também no seu entorno. As equipes visitarão no mínimo quatro escolas por dia, alternadamente. Entretanto, quando detectada a existência de algum problema mais grave em uma unidade, nesta as visitas serão intensificadas.

 

As equipes receberão um cartão programa contendo o nome das escolas que serão visitadas em cada dia, com os horários, o qual deverá obrigatoriamente ser assinado pela coordenação, comprovando a visita na Unidade de Ensino. Ao chegarem às escolas, os agentes sempre que possível deverão conversar com a direção, com os funcionários e vigias, para tomarem conhecimento das ocorrências mais comuns, como: presença de movimento anormal nas proximidades da escola, comportamento alterado de alunos, etc.

 

De acordo com a secretária de Educação, Ilza Rodrigues, os agentes vão desenvolver suas atividades de forma cooperativa e integrada com os órgãos envolvidos com a segurança e educação das crianças e jovens: Secretaria Municipal de Educação, Juizado da Infância e Juventude, Conselho Tutelar, Polícias Civil e Militar. “Quando a equipe da Patrulha Escolar identificar a presença de pessoas suspeitas nas Unidades de Ensino irá comunicar à polícia e no caso de suspeita do consumo de drogas entre os alunos, apresentarão relatório ao coordenador, para que o Conselho Tutelar e/ou Juizado da Infância e Juventude sejam acionados. Os agentes obedecerão ao Estatuto da Criança e do Adolescente, no que tange a abordagem, revistas e apreensão de menores”.

 

Ainda segundo Rodrigues, os agentes irão participar das palestras do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd), para adquirir conhecimentos básicos sobre as características das drogas, seus efeitos e sintomas sobre o organismo, para que possam identificar sua presença no ambiente escolar. Também receberão capacitação sobre os seguintes temas: Relacionamento interpessoal, Técnicas de abordagem e Estatuto da Criança e do Adolescente. As equipes vão trabalhar de segunda a sexta-feira, em turnos de oito horas, sendo de manhã (das 6h às 14h) e a tarde (das 15h às 23h). As jornadas de trabalho e os horários poderão sofrer alteração, de acordo com o interesse do serviço.

 

Segundo o prefeito de Aracruz, Dr. Ademar Devens, é dever do administrador público participar do sistema de segurança, através de parcerias que resultem em ações que tenham a finalidade de auxiliarem as polícias e a justiça, a agir com mais eficiência na prevenção e na repressão dos delitos e, assim, colaborar com a melhoria da qualidade de vida da população. “A necessidade de implantar a Patrulha Escolar foi identificada com a ajuda da própria comunidade que tem se manifestado receosa quanto à atuação de traficantes. Além disso, a Patrulha Escolar e a Videoproteção, são ferramentas eficientes e capazes de auxiliarem as polícias no combate à criminalidade e, desta forma, melhorar a qualidade dos serviços da segurança pública prestado à população de Aracruz”.

 

Câmeras de Videomonitoramento (videoproteção)

 

As câmeras de videomonitoramento (videoproteção) já estão sendo instaladas nas principais vias públicas da sede e interior de Aracruz. Ao todo, serão instaladas 12 câmeras, sendo nove na sede e três no interior, nos locais de maior aglomeração de pessoas. Aracruz é um dos primeiros municípios do Norte do estado a implantar o videomonitoramento. Todas as imagens geradas serão enviadas à Central de Monitoramento que está instalada e equipada nas dependências do 5º Batalhão de Polícia Militar de Aracruz e irá realizar o controle e acionar as viaturas policiais. Os operadores da Central de Monitoramento, que foram selecionados por meio de Processo Seletivo, já foram contratados e treinados pela Prefeitura de Aracruz.

 

O sistema implantado é por transmissão de fibra óptica que permite ao usuário salvar no mínimo 20 posições predefinidas por cada câmera monitorada. Para cada seis câmeras locadas, haverá uma estação para operá-las com uma posição, servidor e monitor 30”. As câmeras serão fixas e móveis, zoom digital, lente de 8mm e vão realizar a transmissão de imagem em tempo real, possibilitando monitorar as áreas na horizontal e vertical com cobertura de 360º graus. As imagens de áudio e vídeo ficarão armazenadas durante 30 dias.

 

Conheça os locais de instalação das câmeras:

 

  1. Av. Florestal no trevo que fica em frente a Prefeitura e o Shopping Oriundi;

  2. Posto Golfinho (Rod. Luiz Theodoro Musso);

  3. Caixa Econômica Federal (Av. Venâncio Flores, no Centro);

  4. Escola Marechal Costa e Silva (Rua Padre Luiz Parenzi, no bairro Vila Rica);

  5. Praça São João Batista (Rua Professor Lobo com Rua Alegria, no Centro);

  6. Trevo do bairro Bela Vista (Av. Castelo Branco com a Rua Felisberto Modenesi Devens);

  7. Caixa d'água do Mercado Municipal, no Centro;

  8. Colmatec (Av. Venâncio Flores com a Rua Teodoro Leal, no bairro Vila Nova);

  9. Praça da Paz (Rua Índio C. Magalhães - Supermercado Kinkas);

  10. Posto de Gasolina (Posto 3B) em Jacupemba (cruzamento da Av. Luiz Rossato com a Rua Pedro Favalessa);

  11. Praça principal de Barra do Riacho (Av. Professor Aparício Alvarenga);

  12. Av. dos Coqueiros em Coqueiral de Aracruz.

     

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: